A modalidade de treinamento aeróbio conhecida por HIIT ou HIT , tornou-se famosa devido à promessa de resultado rápido aliado a pouco tempo de esforço. Entenda o que é o treino HIIT e quais são seus benefícios.
O que é treino HIIT?
HIIT é a abreviação do inglês high intensity interval training, ou seja, treino intervalado de alta intensidade. Basicamente consiste de uma atividade cíclica (como caminhar, correr, pedalar, nadar, remar), sendo realizada alternando intervalos de grande esforço, porém curtos, seguido de um intervalo de recuperação, passivo ou de baixa intensidade, de mesmo ou maior período. Normalmente o treino completo pode durar de 10 a 40 minutos.
Benefícios do treino HIIT
No mundo acelerado no qual vivemos hoje, onde ninguém tem tempo de sobra, o fato de ter uma duração reduzida fez com que muita gente experimentasse esse treino em especial. Afinal de contas, as promessas são muitas:
- aumento da condição cardiorrespiratória
- melhora da sensibilidade à insulina e níveis de glicose no sangue,
- ajuda a equilibrar o perfil lipídico
- melhora a pressão arterial
- aumenta o metaboli
smo pós treino - diminui o porcentual de gordura
- aumenta a adesão à atividade física
Muito atrativo para quem quer muitos benefícios para pouco tempo disponível.
Como o organismo reage ao treino HIIT
A intenção do treino HIIT é a de aumentar muito a frequência cardíaca durante o “tiro” (o intervalo de alta intensidade), tentando atingir valores como 90% da frequência cardíaca máxima. Sendo assim, ela não consegue diminuir tanto durante o intervalo de recuperação, e como resposta, o metabolismo fica muito mais rápido do que o natural, fazendo com que o organismo gaste muito mais calorias do que em repouso. Devido à esse excessivo esforço, o metabolismo mantem-se mais alto no período pós treino, o que gera um gasto calórico do corpo por horas após o fim do treinamento, muito maior do que se o indivíduo tivesse realizado uma atividade física leve ou até mesmo moderada.
Quem pode praticar o treino HIIT
O treino HIIT pode ser feito por qualquer indivíduo, mas deve ser adaptado à cada condição física. Há estudos que mostram benefícios à hipertensos, diabéticos, idosos, obesos e até crianças. No entanto, ele pode ser muito perigoso quando desrespeitar as limitações e restrições de cada um.
A capacidade cardiorrespiratória do ser humano melhora mais rápido do que o fortalecimento dos músculos e tendões, o que significa que os pulmões e o coração vão sentir que é possível ir além, aumentando a duração ou a intensidade do treino. Porém a parte estrutural do corpo, ou seja, as articulações estarão sendo muito judiadas se não houver um trabalho de melhora da sua sustentação e suporte. Portanto o fortalecimento e o alongamento precisarão, obrigatoriamente, ser atividades complementares.
Principais cuidados
A sessão de HIIT deve iniciar com um aquecimento. É primordial aquecer, tanto para preparar o corpo para receber impacto quanto para movimentos fortes e bruscos. É interessante também fazer um breve período de volta à calma. Para um indivíduo sedentário, é absolutamente importante obter autorização médica para iniciar este tipo de atividade. O HIIT pode ser uma atividade muito produtiva quando prescrito de maneira adequada!
Por Personal Trainner Jennifer Áquila
Clínica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho