Encontrar snacks veganos tem se tornado um pouco mais fácil. Atualmente, estão aparecendo cada vez mais novas empresas e novos produtos voltados ao público vegano.

Porém, as opções ainda são limitadas. Por isso, selecionamos algumas ideias de snacks para você ter mais algumas opções na sua rotina alimentar.

Como a alimentação vegana exclui todo e qualquer tipo de alimento de origem animal, as opções se reduzem, mas, você verá a seguir que há ótimas opções de snacks veganos!


Índice

Snacks veganos

1. Frutas com pasta de amendoim (ou outra oleaginosa)

2. Guacamole com biscoito de arroz integral

3. Barra de proteína

4. Grão-de-bico torrado

5. Homus com torrada

6. Vitamina e Smoothies

7. Aveia com frutas e castanhas

8. Chips de Coco desidratado / assado com chocolate

9. Chips salgados

10. Oleaginosas temperadas

11. Pipoca

Concluindo


Snacks veganos

1. Frutas com pasta de amendoim

Esta é uma combinação que fica bastante saborosa, além de ser muito prática e nutritiva.

Isso porque as frutas fornecerão vitaminas e minerais, além de carboidratos, fibras e antioxidantes.

Além disso, a pasta de amendoim ou castanhas por exemplo é ótima fonte de gordura boa para o corpo, promovendo maior saciedade.

Dê preferência para produtos que não contenham adição de açúcares.

As frutas que mais combinam com pasta de amendoim são: banana, maçã e pera.

Você também pode utilizar a pasta de outros tipos de oleaginosas como de castanha de caju ou de avelã, sempre preferindo as versões sem adição de açúcar.

2. Guacamole com torrada ou biscoito de arroz integral

guacamole com torrada

Guacamole é uma clássica preparação a base de abacate, além de cebola, alho e limão.

O abacate é uma fonte excelente de gorduras boas, fibras e potássio. Desta forma, auxilia na saúde do coração e na saúde intestinal.

Além disso, a torrada ou o biscoito de arroz integral que irão acompanhar o guacamole, irão fornecer carboidratos e fibras.

Este snack é uma boa opção para reuniões com amigos, por exemplo.

3. Barra de proteína

Você pode optar de lanche prático barrinhas de proteína. Mas é muito importante ficar atento aos rótulos.

Veja sempre a tabela nutricional e os ingredientes. Pois muitas barrinhas são recheadas de açúcar e gordura para dar mais sabor.

A maioria das barrinhas de proteína contém açúcar, por isso se você estiver em dúvida sobre a marca, pergunte à sua nutricionista.

Procure por barrinhas com bom valor nutricional: gorduras monoinsaturadas, proteínas e fibras.

Além disso, uma opção é fazer uma barrinha caseira, com os ingredientes que mais lhe agradar. Há diversas receitas com ingredientes saudáveis e que ficam bastante saborosas.

4. Grão-de-bico torrado

Você pode preparar em casa no forno ou comprar pronto crispy de grão-de-bico. Há opções tradicionais e com diferentes temperos. Sendo assim, um lanchinho fácil de se levar junto.

O grão-de-bico é ótimo alimento, sendo fonte por exemplo de proteínas, fibras, vitamina C e vitaminas B. Além disso também é isento de glúten e lactose, uma ótima opção para quem tem alguma restrição desses alimentos.

5. Homus com torrada

Outra opção com grão-de-bico é a preparação da pasta árabe homus, que é misturado com tahine, limão, alho e sal.

Além do ótimo valor nutricional do grão-de-bico, o tahine (a base de gergelim) também é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, e cálcio.

Para acompanhar o homus, escolha uma torrada integral, por exemplo.

homus

6. Vitamina e Smoothies

Este é um lanche bastante prático e com diversas possibilidades de combinações. Você pode usar por exemplo: leite de soja ou de amêndoas com frutas (banana, mamão, abacate, etc.).

Pode ainda usar água de coco com espinafre e couve para fazer sucos verdes ricos em antioxidantes e micronutrientes.

Além disso, considere acrescentar linhaça ou chia para aumentar o aporte de fibras e ômega 3, um tipo de gordura com diversos benefícios a saúde: menor risco de doenças do coração, melhor sensibilidade ao hormônio insulina e papel anti-inflamatório por exemplo.

7. Aveia com frutas e castanhas

Experimente adicionar aveia as suas frutas, como mamão e banana. Obtendo assim diversas vitaminas e minerais das frutas.

A aveia irá fornecer carboidratos e fibras, além de um pouco de proteína. Também é fonte de vitamina, minerais e antioxidantes, como por exemplo, manganês, fósforo e magnésio.

As fibras irão promover uma melhor saúde intestinal, que, por sua vez, promoverá diversos outros benefícios, como melhor imunidade, regulação do intestino, controle do açúcar no sangue e maior saciedade.

8. Chips de Coco desidratado / assado com chocolate

Uma opção bem interessante são os chips de coco. Pois, para preparar, basta pegar algumas lascas da carne do coco é colocar no forno.

É um petisco prático e natural, com ótimo valor nutricional – pois é fonte de fibras e gorduras.

Além disso, você também pode encontrar em lojas de produtos naturais em pequenos pacotinhos para poder levar facilmente com você.

9. Chips salgados

Semelhante ao preparo dos chips de coco, você também pode optar por chips salgados.

Você pode fazer chips, por exemplo, com cenoura picada, mandioquinha e batata-doce (em fatias finas).

Desta forma você consegue fazer um lanchinho prático e nutritivo, obtendo carboidratos, vitaminas e minerais.

Na batata-doce, por exemplo, você encontra carboidratos, fibras, antioxidantes e boas quantidades de vitamina A, C e manganês.

10. Oleaginosas temperadas

Oleaginosas como castanha-do-Pará, castanha-de-caju e amêndoas são excelentes para a saúde, pois são fonte de gorduras boas, as gorduras mono e polinsaturadas. Além disso, são fontes também de proteínas, fibras, antioxidantes, vitamina E, manganês e magnésio.

Como você pode ver, há diversas opções de snacks veganos. Mas é preciso se organizar para prepará-los com antecedência para ter sempre a mão uma opção.

11. Pipoca

A pipoca pode ser um snack muito saudável para ser consumida nos intervalos. O milho de pipoca estourado contém poderosos antioxidantes naturais. Estes compostos atuam prevenindo doenças e combatendo a ação de toxinas no organismo. Além disso, ela contém bastante fibras, e por isso ajuda no funcionamento do intestino.

Porém, fuja das pipocas prontas de micro-ondas! As opções saudáveis são aquelas estouradas na panela, ou em pipoqueiras que não utilizam óleo. As pipocas industrializadas são extremamente salgadas, e contém gorduras ruins em grande quantidade.

Além disso, cuidado com a quantidade de pipoca. Comer 1 bacia de pipoca no meio da tarde pode facilitar o ganho de gordura corporal.

Concluindo

  • Atualmente você pode encontrar uma variedade de snacks veganos no mercado. Além disso, há ótimas opções caseiras e de fácil preparo.
  • Fique atento ao rótulo dos produtos. Pois, muitos são recheados de açúcar e gordura para melhorar a textura e sabor. Então, opte por aqueles produtos mais naturais e com menos aditivos.
  • Procure snacks com boas quantidades de proteínas, fibras e gorduras boas. Desta forma, você terá bons nutrientes e ira ficar saciado por mais tempo.

Caio Fernandes – Estagiário de nutrição

NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSPfoi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.