Você muitas vezes fica se perguntando ‘por que estou engordando’? Um dos principais motivos do fracasso no processo de emagrecimento é porque muitas dietas não tratam a causa do ganho do peso. Por isso, a pessoa volta a engordar e fica eternamente no efeito sanfona.

Para ter um emagrecimento definitivo é preciso tratar as causas do ganho de peso. Nesse sentido, sabe-se que o desbalanço de alguns hormônios no organismo é uma das principais causas do ganho de peso.

Nesta matéria você vai entender o papel de alguns hormônios no emagrecimento. Além disso, saberá o que fazer para ajudar a manter o metabolismo funcionando de maneira saudável e ordenada.

Por que estou engordando: a influência dos hormônios

Abaixo você vai entender como dois hormônios podem estar atrapalhando seu emagrecimento, e com isso, você poderá responder sua dúvida: ‘Por que estou engordando?’

1. O hormônio insulina

Em primeiro lugar, a insulina é um hormônio que controla o metabolismo carboidratos e gorduras. Este hormônio promove a absorção de glicose no sangue, ou seja, aumenta a energia disponível na circulação.

Por consequência, se esta energia no sangue estiver acima do ideal, a insulina é capaz de estimular o aumento dos estoques de gordura. Ou seja, quando os níveis de insulina estão altos o organismo estoca gordura, e bloqueia a queima de gordura, efeito indesejado para quem quer emagrecer!

Por que é importante saber disso? A qualidade da sua alimentação é um dos fatores que  determina se os níveis de insulina ficarão altos ou baixos.

Os carboidratos, por exemplo, são os nutrientes que mais elevam os níveis de insulina no sangue. Principalmente os alimentos fontes de carboidratos refinados e ou carboidratos simples como açúcar, pães brancos, bolachas, doces em geral, sucos, arroz branco, batata inglesa.

Por conta disso, as dietas de emagrecimento costumam restringir bastante os alimentos fontes de carboidratos.

Além disso, alimentos industrializados muitas vezes apresentam açúcar na sua composição, mesmo sendo um alimento que aparentemente não pareça ter açúcar.

Por exemplo, pães integrais e barras de proteínas são cheios de açúcar! Basta verificar a lista de ingredientes. Por isso, é muito comum consumir açúcar sem saber! Isso faz com que os níveis de insulina fiquem mais elevados e você tenha dificuldade em emagrecer.

Dessa forma, se a sua pergunta é ‘por que estou engordando’, saiba que para emagrecer é importante consumir alimentos o mais naturais possíveis e evitar carboidratos refinados em excesso.

Essa medida ajuda a deixar os níveis de insulina mais controlados, prevenindo o acúmulo de gordura corporal e facilitando sua queima.

2. Resistência à insulina

Se você está se perguntando ‘por que estou engordando’, você já percebeu que os níveis de insulina podem estar desequilibrados no seu organismo.

Vimos anteriormente que a insulina é um hormônio que atrapalha a queima de gordura e estimula o acúmulo de gordura no corpo. 

Sabe-se que algumas pessoas são resistentes à ação da insulina. Mas o que isso quer dizer?

Para as pessoas que são resistentes à insulina, o corpo produz o hormônio insulina, no entanto o organismo não responde a ação desse hormônio, e para compensar,  libera mais insulina na circulação.

Por consequência os níveis de insulina ficam mais altos no sangue. Como vimos, esse excesso de insulina no sangue compromete o emagrecimento.

A pessoa que é resistente à insulina tem mais facilidade para ganhar peso e mais dificuldade para perder peso. A resistência à insulina quando não diagnosticada, pode provocar o  desenvolvimento de diabetes tipo II.

Além disso, quanto mais tempo a insulina fica elevada no sangue, mais resistente a pessoa fica, e o organismo libera mais insulina ainda!

Ou seja, a insulina elevada é um estímulo constante para o desenvolvimento de resistência à insulina.

Mas porque é isso é importante?

Algumas pessoas comem super pouco, fazem muito exercício, e ainda assim não emagrecem. Nestes casos, pode ser que a pessoa ainda não identificou a causa do ganho de peso, e uma dessas causas pode ser a resistência à insulina.

Você deve estar se perguntando, o que causa resistência à insulina? O tipo de alimento que você consome e o número de refeições que você faz no dia pode contribuir para o aumento da insulina.

Logo, para melhorar a sensibilidade do organismo à ação da insulina é preciso escolher os alimentos corretos e diminuir o número de refeições que você faz no dia.

Se você está com dificuldade para emagrecer, pode ser que comer de 3 em 3 horas esteja te atrapalhando! Você pode fazer um teste, fazer as refeições em intervalos maiores de 4 ou 5 horas.

Intervalos mais longos de jejum ajudam o organismo a diminuir os níveis de insulina no corpo. Isso porque, após uma refeição o corpo libera este hormônio na circulação, este é um processo natural do corpo.

Se você faz várias refeições no dia, os níveis de insulina ficam sempre altos, o que atrapalha sua perda de peso.

Como saber se você está com os níveis de insulina elevados?

É preciso procurar um médico para fazer exames clínicos e verificar os níveis de insulina no sangue. O desenvolvimento de resistência à insulina está relacionado ao excesso de peso.

As pessoas com obesidade desenvolvem mais este desbalanço hormonal. Além disso, pode-se desenvolver resistência à insulina por herança genética.

3. O hormônio cortisol

O cortisol é conhecido por ser o hormônio do estresse. Quando se tem uma rotina de vida muito estressante é comum este hormônio estar mais alto na corrente sanguínea.

Níveis de cortisol elevados no sangue também podem contribuir com níveis de insulina maiores, e consequentemente, também influenciam no ganho de peso e inibem a queima de gordura.

Por isso, tão importante quanto melhorar a qualidade dos alimentos consumidos e adaptar a frequência de refeições no dia, é preciso ter um estilo de vida mais saudável.

Incluir uma atividade de lazer e que te dê prazer é fundamental! Isso ajuda a manter a mente e o corpo mais leves.

É importante ter o cuidado para que a dieta não vire mais um motivo de estresse. Pois se você estiver muito encanado e neurótico, os seus níveis de cortisol podem aumentar e por consequência atrapalhar a sua perda de peso.

Concluindo…

O desbalanço entre alguns hormônios pode ser a causa do seu ganho de peso. Por isso, se você se pergunta ‘por que estou engordando’, tenha atenção aos seguintes aspectos:

  • Mantenha uma boa qualidade da sua alimentação. Isso ajuda a manter os níveis de insulina mais baixos.
  • Prefira alimentos o mais naturais possível e evite carboidratos refinados. Essa medida ajuda a deixar os níveis de insulina mais controlados, prevenindo o acúmulo de gordura corporal e facilitando sua queima.
  • Para melhorar a sensibilidade do organismo à ação da insulina é preciso escolher os alimentos corretos e diminuir o número de refeições que você faz no dia. Isso vai te ajudar a emagrecer!
  • Tenha momentos de lazer no dia-a-dia! Isso ajuda a manter a mente e o corpo mais leves.

leia mais: Qual exercício gasta mais calorias?


Por Clínica de Nutrição Tainá Carvalho

Tainá Carvalho – Nutricionista

NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSP foi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.