As bebidas alcoólicas fazem parte da vida social de muitas pessoas e em excesso podem ser prejudiciais à saúde. Quando o assunto é perder gordura é preciso ter um cuidado em dobro com as bebidas alcoólicas. Mas será que parar de beber cerveja emagrece? Quando consumido em excesso o álcool pode desencadear diversas doenças, interferir na sua produção hormonal, levar ao acúmulo de gordura, atrapalhar seu sono e a absorção de nutrientes. Nesse post iremos esclarecer se parar de beber cerveja realmente emagrece e qual seria a quantidade recomendada para consumo.
Índice  Influência do álcool na saúde

Patologias

Produção hormonal

Acúmulo de gordura

Sono

Absorção de nutrientes

Parar de beber cerveja emagrece? Será que os destilados são opções melhores? Quanto de álcool posso consumir?

Influência do álcool na saúde

O etanol presente nas bebidas alcoólicas, é solúvel em água. Por isso alcança rapidamente a corrente sanguínea, onde é livremente distribuído para à maioria dos órgãos e sistemas. O organismo é capaz de metabolizar somente uma certa quantidade de álcool por hora. Além disso, seu metabolismo libera toxinas para o organismo.

Patologias

Não é nenhuma novidade que o consumo frequente e excessivo de bebidas alcoólicas causa doenças gástricas, nutricionais, neurológicas, hepáticas e aumenta sua pressão arterial. O órgão mais afetado é o fígado. Ele é responsável por filtrar todas as toxinas, incluindo o álcool. O consumo excessivo de álcool leva a uma doença conhecida como esteatose hepática, também chamada de fígado gorduroso. Isso prejudica a função do seu fígado, afetando a maneira como seu organismo metaboliza e armazena carboidratos e gorduras. Se a doença hepática não for tratada ela pode evoluir para uma cirrose. A cirrose é irreversível e está associada a diversos problemas de saúde.

Produção hormonal

O consumo de álcool também altera nossa produção hormonal, especialmente da testosterona. A testosterona é um hormônio sexual. Ele desempenha diversos papéis no nosso metabolismo, incluindo a formação de massa muscular e queima de gordura. Para saber outros hormônios que podem influenciar no processo de emagrecimento leia o post “Por que estou engordando: a influência dos hormônios”.

Acúmulo de gordura

O álcool é o primeiro a ser queimado pelo nosso organismo como fonte de energia. Ou seja, quando você bebe seu corpo utiliza o álcool como fonte primária de energia em vez dos outros nutrientes. Isso faz com que o excesso de carboidrato e gordura se armazenem na forma de tecido adiposo. Além disso, é uma bebida calórica e atrapalha no processo de emagrecimento.

Sono

Alguns estudos sugerem que o consumo de álcool podem prejudicar a qualidade do seu sono. Fora isso, é muito provável que quando você sai para beber seja no período da noite. Isso já atrapalha automaticamente o seu sono. A privação do sono, seja por falta de sono ou sono prejudicado, pode levar a um desequilíbrio nos hormônios relacionados à fome, saciedade e armazenamento de gordura.

Absorção de nutrientes

O consumo de álcool também impede que você tenha uma função digestiva adequada. Isso acontece porque o álcool pode irritar o estômago e o intestino. Isso leva a uma produção menor das secreções digestivas. Essas secreções são essenciais para a absorção dos nutrientes. Elas são responsáveis por quebrar os macronutrientes em porções menores que o organismo seja capaz de absorver.

Parar de beber cerveja emagrece?

O consumo de bebidas alcoólicas atrapalha muito um programa de emagrecimento, pois o valor calórico destas bebidas é bastante elevado. Muitos dizem que são bebidas com calorias “vazias” já que são muito calóricas e não possuem nenhum nutriente. Para se ter uma noção, o álcool é mais calórico que os carboidratos. Isso porque 1g de álcool contém 7kcal e 1g de carboidratos contém apenas 4kcal. A cerveja, por exemplo, contém cerca de 130kcal por lata, que é o mesmo valor calórico de 1 pãozinho francês. Você já parou para pensar quantos “pãezinhos” você está consumindo quando passa a noite em um bar? Além disso, alguns estudos sugerem que o álcool pode desencadear sinais de fome no cérebro, aumentando a sua vontade de comer. Portanto, parar de beber cerveja emagrece!!! Se você está pensando em emagrecer, pode considerar ficar sem beber por um tempo. Quanto menos você consumir, melhor será seu resultado. No entanto, se você não consegue abrir mão de jeito nenhum, é preciso pensar em estratégias para moderar o consumo de álcool. Intercalar a cerveja com copos de água é uma ótima opção para não exagerar tanto e diminuir a desidratação provocada pelo álcool. Além disso, se você vai em alguma festa ou churrasco e sabe que vai durar bastante tempo, não comece tomando cerveja logo de início. Nestas situações, você pode aguardar um tempo para começar a beber, assim ao final do evento você bebeu menos.

Será que os destilados são opções melhores?

Depende. Um drink com destilados pode conter além de álcool, uma quantidade maior de açúcar devido as misturas utilizadas, o que deixa a bebida mais calórica ainda. No entanto, se você consome os destilados em menor quantidade em comparação com a cerveja, pode até ser uma boa troca. Algumas pessoas até substituem o açúcar presente nos drinks por adoçante. Isso pode diminuir um pouco o valor calórico da bebida. O vinho parece ser uma boa opção porque é rico em antioxidantes. Alguns estudos apresentam benefícios a saúde com seu consumo moderado.

Quanto de álcool posso consumir?

Como dito anteriormente o consumo de álcool precisa ser moderado para não ser prejudicial a saúde e atrapalhar menos no processo de emagrecimento. A recomendação é de 1 dose por dia para mulheres e 2 para os homens. Em cerveja isso representaria 1 lata de para as mulheres e 2 para os homens. Em relação as outras bebidas isso representaria 1 taça de vinho (100ml) ou 1 dose de vodka ou whisky (30ml) para mulheres e o dobro para os homens.

Concluindo….

  • O álcool pode ser muito prejudicial a saúde
  • Parar de beber cerveja emagrece: para otimizar seus resultados, o melhor a fazer é evitar ao máximo as bebidas alcoólicas, deixando apenas para ocasiões especiais!
  • Quando estiver em alguma ocasião que não conseguir deixar de beber, tente diminuir os danos e escolha aquela bebida que você irá beber menos

Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890 Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890 NOTA SOBRE A AUTORA: A Nutricionista Tainá Carvalho é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSPfoi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.