Você prometeu diversas vezes que iria começar uma dieta? Pois bem, agora que você já começou a mudar os hábitos alimentares, pode ser que tenha cometido alguns deslizes. Para algumas pessoas, quando ocorrem estes deslizes, logo pensam em desistir e chutar o balde! Você deve estar precisando de motivação para emagrecer.

Ou até mesmo, pode ser que  você esteja seguindo a dieta quase 100%, mas os números da balança não baixaram como você esperava. Isso pode gerar ansiedade, e como recompensa a pessoa acaba descontando na comida ou nos doces.

Preparei esse artigo pensando em você que precisa de um empurrãozinho, veja 8 passos abaixo que irão te ajudar a manter a motivação para emagrecer!


Índice

8 passos para manter a motivação para emagrecer

Passo 1 – Tenha um objetivo que seja realista

Passo 2 – Tenha sempre em mente por que você decidiu emagrecer

Passo 3 – Encontre um (a) amigo(a) para perda de peso

Passo 4 – Conte seus resultados e sinta o prazer de conseguir alcançar suas metas

Passo 5 – Faça atividades físicas

Passo 6 – Informe sua família, colegas de quarto e amigos sobre seus planos

Passo 7 – Crie estratégias para lidar com seus possíveis deslizes 

         1° Não chute o balde

         2° Sempre coma com consciência

         3° Não use a comida como válvula de escape

Passo 8 – Não se cobre tanto, e não busque perfeição

Concluindo


8 passos para manter a motivação para emagrecer

mulher correndo

Passo 1 – Tenha um objetivo que seja realista

As expectativas de perda de peso, geralmente são sempre muito grandes! Quando o corpo não responde na mesma proporção do que suas expectativas isso pode gerar frustração. Diminuindo assim, a motivação para emagrecer. Por isso, estabelecer metas como, perder 20kg em 2 meses precisa estar fora de cogitação.

Você adquiriu esses 20 kg em anos de alimentação desequilibrada e desregrada e agora quer perder tudo de uma vez?

O mais indicado é fazer um plano de longo prazo e progressivo. Comece então por definir pequenas metas e pense também em pequenas recompensas.

Estabelecer pequenas metas vai te ajudar a iniciar uma dieta que você possa medir resultados no curto prazo. Por exemplo, ‘quero perder de 2 a 3 Kg nesse mês’, no final de 30 dias analise os seus resultados e sinta sua vitória. Esse sentimento vai te ajudar a ter forças e motivação para continuar devagar e sempre.

Para perder 1 Kg você precisa promover um déficit energético de 7.000 Kcal, reduzindo os alimentos consumidos a cada dia e gastando mais energia com o exercício físico. Equilibrar essas duas práticas é a chave para um resultado duradouro e saudável.

Passo 2 – Tenha sempre em mente por que você decidiu emagrecer

Em sua primeira consulta, perguntei o que te levou a procurar um nutricionista. Se lembra qual foi sua resposta? Pense um pouco nela, e em todos os motivos que te levarão a decidir perder peso.

É importante que você sempre tenha sua razões em mente. Por mais simples que pareçam, elas irão te ajudar a manter seu compromisso e a motivação para emagrecer!

Cogite anotar seus motivos de forma clara, e lê-los diariamente. Desde razões como emagrecer para algum determinado evento, atingir uma meta estética pessoal como perder gordura localizada, ou até por motivo de saúde.

Quanto mais pessoais forem seu motivos, melhor. Pois, estudos mostram que as pessoas costumam obter mais resultado, quanto seus motivos são pessoais e específicos.

Passo 3 – Encontre um (a) amigo(a) para perda de peso

É sempre bom ter alguém ao seu lado te apoiando não é mesmo? Ter um amigo que esteja com o mesmo foco que você pode ajudar você a comprometer-se mais com seu plano.

Pode ser alguém com o mesmo objetivo ou alguém que vai te dar apoio e suporte para essa caminhada. Alguém que te dê conselhos, que goste de você e que te ajude a se alimentar melhor.

Mesmo que seu amigo não esteja no mesmo processo, ele pode te ajudar a planejar sua lista de compras e ir ao mercado com você.

Apenas certifique-se de escolher alguém que faz você se sentir melhor sobre todo o processo.Precisa ser a alguém que aumente sua  motivação para emagrecer. Não uma pessoa que queira transformar este processo em uma competição.

Passo 4 – Conte seus resultados e sinta o prazer em conseguir alcançar suas metas

Escrever seu progresso nas redes sociais ou em um blog, por exemplo, pode tornar seus resultados mais concretos. Se você se sentir à vontade, escreva o que você está fazendo para alcançar seu objetivo como exercícios e mudanças nos hábitos alimentares.

Compartilhar suas atitudes, mesmo que somente em um diário pessoal, vai tornar seu caminho mais criativo e com pequenas recompensas diárias. Isso faz você se sentir protagonista deste processo, para conseguir atingir seu objetivo.

Certifique-se de sempre continuar a escrever e analisar suas vitórias, para que você não perca a motivação para emagrecer!

Passo 5 – Faça atividades físicas

Está comprovado que a atividade física contribui para aumentar a sensação de bem-estar. Os exercícios ajudam a lidar com a ansiedade, e podem dar um suporte na hora de recusar uma “beliscada fora de hora”.

Faça o teste e comprove: faça uma atividade física moderada a leve, chegue em casa tome um banho e sinta a sensação de bem-estar causada pelo exercício. Com o tempo isso se torna um hábito e você fará de forma automática.

Outra dica bem legal é você se inscrever em alguma atividade que tenha em sua cidade. Por exemplo, uma corrida de rua, pilates, yoga, dança de salão, fazer trilhas, passeios de bike.

Sugira aos amigos a criação de um grupo ou até mesmo procure algum grupo nas redes sociais. Além de praticar atividades físicas, você vai aumentar seu ciclo social e fazer novos amigos com objetivos em comum.

Passo 6 – Informe sua família, colegas de quarto e amigos sobre seus planos

Manter-se responsável é muitas vezes um elemento-chave de um projeto que você está. Quando você sabe que as atitudes que você toma serão comunicadas aos outros, você é mais propenso a tomar decisões inteligentes. Além disso, aqueles perto de você podem incentivá-lo (a) e ajudá-lo (a) em seu caminho.

No entanto, você não tem que se tornar vulnerável à crítica. Algumas pessoas podem não ser as melhores pessoas para se envolver com seus planos. Às vezes, há pessoas em nossas vidas que não se mostram solidárias, que são excessivamente críticas ou que não devem estar cientes do seu programa de perda de peso.

Caso sinta-se à vontade em compartilhar sua experiência com outras pessoas, isso irá contribuir com o aumento da sua motivação para emagrecer.

Porém, cuide-se para aquele amigo(a) chato(a) que sempre te põe pra baixo não saiba. Você pode compartilhar somente com as pessoas que você sabe que estão te apoiando. Essas pessoas vão receber as atualizações da sua página e provavelmente te darão força para continuar.

Passo 7 – Crie estratégias para lidar com seus possíveis deslizes 

Como foram suas ultimas semanas? Cometeu algum deslize? Como você lidou com isso?

Existem dois tipos comuns de reação: chutar o balde, e comer mal o resto do dia, ou entender que isso acontece e continuar seguindo o plano alimentar no restante do dia.

Entenda, sempre surgirão festas, aniversários ou outros eventos, isso faz parte da sua vida social. E sempre terá aquele dia que você está muito cansado ou estressado e buscará uma forma para aliviar o estresse. Você precisa estar atento a esses momentos mais propícios a deslizes, e buscar formas de lidar com eles. Para que não atrapalhem todo seu esforço.

Momentos de deslize e descontrole, geralmente são seguidos por um sentimento de fracasso. Isso precisa ser evitado para não comprometer sua motivação. Vou te passar algumas estratégias simples, de como lidar com isso:

1° Não chute o balde!

Se você sabe que no final de semana terá um evento e possivelmente sairá da dieta, empenhe-se para seguir plano alimentar corretamente toda semana inclusive antes e após o evento. Fazer de uma a duas refeições livres na semana, não impactarão em seus resultados. Mas, passar o um dia, ou final de semana todo comendo descontroladamente certamente te atrapalhará.

2° Sempre coma com consciência

Sempre preste atenção em tudo que você está comendo e bebendo. Controle a quantidade e a qualidade dos alimentos. Dê preferência sempre a petiscos assados,  e frutas como sobremesa. Você não precisa se privar do que gosta, mas ao priorizar alimentos mais saudáveis, você acabará comendo alimentos mais calóricos em porções menores.

3° Não use a comida como válvula de escape

Nosso cérebro registra nossos hábitos de acordo com a sensação que eles geram. Por exemplo, se você costuma comer um doce para relaxar depois de um momento estressante. Possivelmente seu cérebro te passou esse comando, por que você condicionou ele a associar doces como uma solução para o estresse.

Portanto, você precisa quebrar esse ciclo vicioso, e isso só é possível construindo novos hábitos. Depois de um dia cheio, ao invés de descontar o estresse na comida. Faça algo que você gosta, como ouvir música, fazer uma caminhada, um exercício físico, ler um pouco, enfim, procure algo que te relaxe. Com o tempo você fará isso naturalmente.

Passo 8 – Não se cobre tanto, e não busque perfeição

Nós não somos perfeitos, deslizes acontecem. Então, não faz sentido que você cobre perfeição de si mesmo!

O emagrecimento faz parte de uma mudança de hábitos. Mudar  hábitos que você tem mantido há anos, não é fácil. E certamente isso não acontecerá da noite para o dia. É algo feito aos poucos. Ser muito restritivo, e cobrar muito de si mesmo só fará que você desista rápido.

Portanto, tenha em mente que um erro não vai atrapalhar todo seus resultados. Perdoe a si mesmo e evite pensamentos autodestrutivos! Continue de onde parou. E acredite, seu esforço diário valerá a pena!

Concluindo

  • Tenha metas realistas! Metas reais te ajudarão a mensurar melhor seus resultados.
  • É importante que você  sempre tenha em mente o que te motivou a perder peso. Por mais simples que pareçam seus motivos, eles irão te ajudar a manter seu compromisso e motivação!
  • É sempre bom ter alguém ao seu lado te apoiando. Procurar um amigo que esteja com o mesmo foco que você, pode te ajudar a se comprometer  mais com seu objetivo.
  • Faça atividade física! Além de otimizar a perda de peso, contribui com o alívio do estresse, e aumenta a sensação de bem-estar.
  • Informe seus objetivos a familiares e amigos próximos. Isso fortalecerá seu compromisso, e aumentará sua motivação.
  • Momentos de deslize e descontrole, geralmente são seguidos por um sentimento de fracasso. Buscar formas de evitar isso te ajudará a manter seu controle e motivação.
  • Não se cobre tanto! Tenha em mente que um erro não irá atrapalhar seus resultados. Perdoe a si mesmo e continue de onde parou!

“Você nunca sabe a força que tem. Até que a sua única alternativa é ser forte.”


Por Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho