Para perder peso é fundamental gastar mais calorias do que você consome. Por isso, exercícios físicos podem contribuir no seu emagrecimento. Existem exercícios para perder peso rápido.

Leia nesse post os 6 melhores exercícios para perder peso rápido.


Índice

Exercícios para perder peso rápido

1. Caminhada

2. Corrida

3. Andar de bicicleta

4. Natação

5. Musculação

6. Lutas

E se eu não gostar dessas modalidades?


Exercícios para perder peso rápido

A perda de peso depende, basicamente, de consumir menos calorias do que gastamos. É lógico que o exercício físico tem papel importantíssimo para ajudar a queimar muitas dessas calorias.

No entanto, algumas modalidades, apesar de muito boas, geram um gasto calórico muito baixo, dificultando o processo de emagrecimento.

Se você quer iniciar um processo de perda de peso, é a atividade física que pode te auxiliar a emagrecer e, não simplesmente perder peso!

E qual é a diferença? Perder peso significa diminuir os ponteiros da balança, independente se você perdeu gordura ou músculos.

Entretanto, o exercício físico ajudará a gastar calorias, ao mesmo tempo em que te ajudará a ganhar ou manter massa muscular e, utilizar mais gordura para produção de energia!

Por isso, o exercício físico vai te ajudar a perder gordura, e manter a massa muscular.

Quando você faz somente dieta e não treina, você acaba perdendo sua massa muscular, e isso não é bom para saúde e diminui o tônus muscular, aumentando a flacidez.

Então vamos lá, para as melhores opções!

1. Caminhada

Apesar de não ser um exercício de alto gasto calórico, para pessoas que estão iniciando um programa de exercícios, a caminhada pode ser ótima aliada!

Não exatamente aquela caminhada de shopping, mas uma caminhada rápida, que cause cansaço e não te deixe falar o tempo todo, fazendo com que você precise respirar mais profundamente as vezes!

Essa sim, vai ser um desafio ao seu corpo! Ela tem um ponto muito positivo: não tem custo algum! É um exercício de baixo impacto, sendo segura mesmo para pessoas mais sedentárias.

E quando ela ficar fácil? É possível aumentar o nível de dificuldade, optando por trajetos com subidas (ou inclinando a esteira).

2. Corrida

Quando a caminhada ficar fácil, é hora de começar a correr. Mesmo em baixas velocidades, o nível de dificuldade da corrida já é bem maior que o da caminhada.

Isso significa que se você trocar a caminhada pela corrida, o tempo de duração pode até ser menor, pois o cansaço será muito maior!

Também tem custo zero! E melhor: pesquisas apontam que a corrida auxilia na perda de gordura visceral, aquela que fica entre os órgãos abdominais e que pode desencadear doenças cardíacas e diabetes.

3. Andar de bicicleta

Andar de bicicleta é prazeroso para muitas pessoas, já que para muitos, remete à infância.

Apesar de existir o custo de comprar uma bicicleta, no Brasil, em muitas cidades é possível alugar uma bike por valor bastante acessível.

Se você não é adepto a exercícios ao ar livre, existe a possibilidade de comprar um bicicleta ergométrica ou até mesmo, um suporte para pedalar no lugar em uma bike tradicional.

Outra opção são as aulas de spinning, que muitas academias oferecem. Estas aulas são divertidas e, normalmente, de alta intensidade, sendo possível queimar muitas calorias.

4. Natação

Apesar de ser uma modalidade que inclui alguns custos como academia ou clube e vestimenta adequada, é uma excelente opção.

Diferente das modalidades anteriores, a natação mexe o corpo de maneira mais globalizada, já que os braços também trabalham. Isso faz com que seu gasto calórico seja ainda mais elevado que o da corrida!

Para indivíduos com alguns problemas articulares, como joelho ou quadril, por exemplo, nadar pode ser a melhor opção, já que essa modalidade causa menos impacto nessas articulações!

5. Musculação

Muitos tem a crença de que musculação não contribui para o emagrecimento por seu gasto calórico ser menor do que de modalidades aeróbias (como todas as anteriores citadas).

Porém a musculação pode ajudar no emagrecimento de maneira muito consistente. Primeiro porque ela vai ajudar a ganhar ou manter sua quantidade de massa muscular.

Quanto mais músculos nosso corpo tem, mais calorias o nosso metabolismo irá gastar, mesmo quando está em repouso.

Consequentemente, o fato de não perder, ou até ganhar massa muscular, irá ajudar no emagrecimento, simplesmente porque seu metabolismo ficará mais elevado e, com isso, gastará mais calorias.

Outro fator favorável para a musculação é que, logo após finalizar a sessão de treinamento, os músculos já começam o processo de recuperação, o que também, gasta calorias!

6. Lutas

Muay thai, boxe, jiu jitsu, judô, entre outras, são modalidades que misturam a capacidade aeróbia e anaeróbia que nosso organismo tem, ou seja, trabalham força e resistência muscular, além da capacidade cardiorrespiratória, ao mesmo tempo.

Consequentemente, você cansa os músculos e o coração ao mesmo tempo! Além disso, uma aula de luta não inclui somente o confronto, mas também exercícios educativos e específicos de cada categoria.

Resultado: muitas calorias perdidas!

E se eu não gostar dessas modalidades?

Se você não gosta de nenhuma dessas modalidades, está tudo bem, você ainda pode optar por outras para te ajudar no processo de emagrecimento!

Procure não focar apenas na dieta e “apenas’’ diminuir os ponteiros da balança.

Qualquer exercício irá te auxiliar a gastar mais calorias. É importante que você escolha algum que te agrade, para não se desmotivar e parar de treinar pouco tempo depois!

Leia também o post: 8 melhores exercícios para trabalhar o corpo de forma global e eficaz.


Por Personal Trainer Jennifer Áquila

NOTA SOBRE O AUTOR:
A personal trainer Jennifer Aquila, CREF 062048-G/SP, é bacharel em Educação Física pela UNESP – Rio Claro. Especializada em Fisiologia do Exercício pelo CEFE – UNIFESP e, em Biomecânica do Exercício pelo CEFIT.