A atividade física pode parecer mais confortável e menos desgastante no inverno. Para quem pratica esportes de inverno, é preciso tomar algumas precauções quando esta é feita em ambientes externos.
É preciso lidar com a alta velocidade do vento, ou na água, onde a perda de calor é de 2 a 4 vezes mais rápida.
Índice
Como o corpo reage aos esportes de inverno
Principais cuidados em esportes de inverno
Conclusão
Como o corpo reage aos esportes de inverno
A primeira defesa do corpo humano ao frio é contrair os vasos periféricos do corpo. A intenção é de perder menos calor. No entanto, se por tempo prolongado, pode fazer com que a temperatura da pele caia para níveis perigosos causando lesões.
Isso ocorre principalmente nas extremidades, que geralmente estão expostas, como mãos, pés, nariz, orelhas e queixo.
Os primeiros sinais de alerta são formigamento e dormência. A lesão causada pelo frio não ocorre se a temperatura do ar for superior a 0˚C.
No entanto, o calor produzido pelo metabolismo devido à atividade muscular pode contribuir para termorregular o estresse físico causado pelo frio. A quantidade de gordura corporal também é um fator determinante, pois aprimora o isolamento efetivo.
Principais cuidados em esportes de inverno
A maior preocupação com a prática de exercícios físicos em ambientes externos é a velocidade do vento.
Isso porque ele pode alterar a sensação térmica e fazer com que o corpo sofra mais.
Significa que independente da temperatura real, a velocidade do vento irá determinar o quanto o indivíduo estará sentindo frio. Realizar exercício físico contra ou à favor do vento também faz diferença.
A atividade contra o vento funciona como se o movimento do corpo aumentasse a velocidade do vento, portanto a sensação térmica deve ser de mais frio.
A vestimenta adequada permite ao humano suportar até os climas mais frios, mas deve ser adequada para a intensidade da atividade física.
Ao mesmo tempo em que precisa proteger, ela também necessita reduzir o acúmulo do suor. Portanto é indicado reduzir o isolamento da roupa de acordo com o aumento da intensidade do exercício.
E nunca esquecer de hidratar-se! Apesar de pensarmos que, já que suamos menos no inverno, também precisamos ingerir menos líquido. O corpo também precisa de muita água, pois perde umidade para poder aquecer o ar que chegará aos pulmões.
Conclusão
- Se o tempo de treino em temperaturas muitos baixas for prolongado, pode fazer com que a temperatura da pele caia para níveis perigosos causando lesões.
- Os primeiros sinais de alerta são formigamento e dormência. A lesão causada pelo frio não ocorre se a temperatura do ar for superior a 0˚C.
- A vestimenta adequada permite ao humano suportar até os climas mais frios, mas deve ser adequada para a intensidade da atividade física.
- É indicado reduzir o isolamento da roupa de acordo com o aumento da intensidade do exercício.
- E nunca esquecer de hidratar-se! Apesar de pensarmos que, já que suamos menos no inverno, também precisamos ingerir menos líquido
Personal Trainer Jennifer Áquila