O hormônio do estresse e o ganho de massa muscular andam juntos
Ganhar massa muscular em muitos casos é mais difícil do que emagrecer, os resultados são mais lentos, o que demanda muita paciência e dedicação. Um dos fatores que influenciam na hipertrofia é o estresse. Quando os indivíduos treinam vigorosamente, os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, podem aumentar.
Alguns estudos mostram que os níveis tanto de cortisol, assim como os níveis de testosterona são alterados dependendo da duração e da intensidade do exercício. Quando o treinamento consiste em série de exercícios de alta intensidade e curta duração, os níveis de testosterona encontram-se aumentados.
O que é cortisol?
O cortisol também é conhecido como hormônio do estresse. É um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais. Quando os níveis deste hormônio estão muito elevados a recuperação pós-exercício fica prejudicada. O processo de recuperação é fundamental para o ganho de massa muscular, pois é principalmente neste momento que os aminoácidos entram nas células musculares para reparação e reconstrução, promovendo ganho de massa muscular.
O cortisol é um hormônio catabólico, ou seja, pode promover a quebra das proteínas musculares, o que dificulta a hipertrofia muscular. Além disso, este hormônio impede a incorporação dos aminoácidos nos músculos no processo de recuperação do exercício. Portanto, a redução dos níveis de cortisol podem ajudar os atletas a melhorar o anabolismo muscular e melhorar o desempenho. Além disso, o cortisol exerce um papel importante no equilíbrio eletrolítico e no metabolismo de carboidratos, proteínas, lipídios, além de demostrar efeito anti-inflamatório.
Quais as funções do cortisol?
As principais funcionais do hormônio do estresse são:
- Papel importante no equilíbrio eletrolítico;
- Participa do combate de inflamações e alergias;
- Resistência a infecções, trauma físico, trauma emocional;
- Aumento no depósito de glicogênio no fígado;
Quais os efeitos do excesso de cortisol?
O excesso de cortisol no organismo pode ter algumas consequências. São elas:
- Redução a utilização de glicose pela célula;
- Redução da síntese proteica;
- Aumento da degradação muscular;
- Provoca distúrbio do sono;
- Ansiedade;
Qual importância do descanso entre os treinos?
Overtraining é uma síndrome multifatorial, caracterizada pelo excesso de treinamento. Esta síndrome é descrita como uma combinação de sinais e sintomas que normalmente causam fadiga mental e física, ocasionando prejuízo no desempenho esportivo. A síndrome de overtrainning pode levar a diminuição da performance esportiva, redução da força muscular, distúrbio do sono, alteração na pressão arterial, diminuição da concentração de testosterona e aumento da concentração de cortisol.
Dessa forma, é importante oferecer períodos de descanso aos músculos, para permitir uma melhor recuperação e adaptação.
Qual importância de um boa noite de sono?
Período de sono insuficiente também pode elevar os níveis de cortisol. Segundo especialistas, para um adulto indica-se períodos entre 7 a 8 horas por noite de sono profundo, mas isso pode variar entre os indivíduos. Muitas vezes, “matar” o treino de sexta-feira e dormir mais cedo, pode ser uma boa estratégia.
Qual o impacto do estresse no nosso organismo?
O estresse pode piorar as condições de saúde, tais como:
- Aumento do peso (principalmente na região abdominal);
- Acelera o envelhecimento;
- Infecções de repetição;
- Comprometimento da concentração;
- Problemas digestivos;
- Disbiose intestinal;
- Insônia e cansaço;
- Alteração do apetite;
- Ciclos menstruais irregulares;
- Depressão;
Reduzir o estresse do cotidiano é uma das metas importantes para quem quer manter a saúde e para quem quer ganhar massa muscular.
Alguns métodos podem ajudar a reduzir o estresse do cotidiano
- Reserve as horas que o organismo precisa para uma boa noite de sono, este é um compromisso seu com a sua saúde
- Consuma alimentos antioxidantes, tais como, ômega 3, uva, verduras cor verde escura, castanhas
- Evite ficar muitas horas sem comer, recomenda-se não ultrapassar 3h
- Descanse a mente e tenha atividades de lazer regularmente
- Identifique as fontes de estresse, e procure alternativas para atenuá-las ou eliminá-las
- Reserve um tempinho para se organizar, e organizar o ambiente em que vive
- Evite atrasos, a correria do dia-a-dia é um dos fatores que mais causa estresse
- Evite ficar horas treinando na academia. É possível fazer um treino eficiente no período de uma hora. Estima-se que após 1 hora de exercício os níveis de cortisol começam a aumentar
- Comprometa-se apenas com aquilo que consegue cumprir, e faça uma tarefa de cada vez
Concluindo…
Respeitar os períodos de descanso entre os treinos e boas noites de sono são medidas que podem ajudar a melhorar o ganho de massa muscular, pois ajudam a controlar os níveis de cortisol no organismo.
NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSPfoi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.
Ganhar massa muscular