A corrida é o esporte mais fácil e acessível para se começar a praticar e, ainda existe a opção de correr na esteira ou ao ar. Podendo agradar “gregos e troianos” por assim dizer.

Porém uma coisa é fato há vantagens e desvantagens para ambas vou te explicar melhor nesse artigo.


Índice

Correr ao ar livre

Correr na esteira

Afinal, qual é a melhor opção: correr na esteira ou ao ar livre?

Conclusão


Correr ao ar livre

Correr ao ar livre

Correr ao ar livre, em um parque ou até mesmo por calçadas e ruas é energeticamente mais custoso.

Ou seja, será mais cansativo e utilizará mais calorias fazer um percurso por solos não regulares (quando comparado a uma esteira).

Além disso, demanda maior atenção ao que acontece ao seu redor. Como outros corredores, carros, animais, bicicletas e até mesmo, os buracos no solo e suas irregularidades;

Como os solos irregulares com os quais nos deparamos não apenas nas ruas e calçadas, mas também em parques no Brasil. Causa maior exigência das articulações para evitar lesões (como o entorse). E também na absorção do impacto.

Outro fator a se considerar, é o clima pode atrapalhar seu treino. Devido a chuva, frio ou calor extenuantes e muito vento podem até mesmo, impossibilitar a sessão de corrida

Correr na esteira

Correr na esteira

Correr na esteira é uma atividade que pode ser controlada. Desde a iluminação, a temperatura até a quantidade de vento do local podem ser adequadas para fazer com que o exercício seja mais confortável.

As esteiras são equipadas com placas que ajudam na absorção do impacto, Portanto para quem está iniciando a prática pode ser mais interessante. Para melhorar a coordenação, ritmo e adaptar músculos e articulações à absorção do impacto

Sendo assim, pode-se controlar minuciosamente a velocidade e ditar o ritmo do treino de maneira mais precisa. Além do que, muitas esteiras também inclinam ou declinam, o que permite que a periodização da sessão do treino seja mais variada

Para você que está iniciando a prática de corrida não deixe de ver o vídeo:
Alimentação para corredores iniciantes

Afinal, qual é a melhor opção: correr na esteira ou ao ar livre?

Afinal, qual é a melhor opção: correr na esteira ou ao ar livre?

Independente da preferencia, é interessante mesclar as duas práticas. Para iniciantes, a esteira talvez seja uma melhor opção, pois o stress provocado no corpo pela corrida é menor.

No entanto, com a melhora da condição física, é interessante fazer treinos em ambiente aberto também. Principalmente se a ideia é participar de provas de corrida de rua.

É importante praticar de maneira semelhante, o que será feito no dia da competição.

Para ambas, é imprescindível o fortalecimento muscular e o trabalho de flexibilidade, afim de evitar lesões.

Mais ainda, quando aumentam os treinos ao ar livre, pois as irregularidades do solo exigem mais dos músculos e articulações.

Na realidade, não é possível afirmar qual é melhor ou pior; o importante é que exista uma prescrição que favoreça as particularidades de cada uma e proporcione o melhor rendimento ao corredor!

Veja também: O que comer durante a corrida para melhorar seu desempenho

Conclusão

  • Para iniciantes, a esteira talvez seja uma melhor opção, pois o stress provocado no corpo pela corrida é menor.
  • Com a melhora da condição física, é interessante fazer treinos em ambiente aberto também. Principalmente se a ideia é participar de provas de corrida de rua.
  • Não é possível afirmar qual é melhor ou pior, o importante é a prática seja prescrita respeitando as particularidades de cada corredor. E proporcione o melhora no rendimento!

Por Personal Trainer Jennifer Áquila