Quer dicas para emagrecer?

Quem nunca ouviu frases como: “Eu não como muito e não consigo emagrecer”, “Eu sei o que tenho que fazer, mas não consigo emagrecer”, “Já fiz várias dietas e nenhuma resolve”.

O processo de emagrecimento é desafiador, e pode ser influenciado por diversos aspectos comportamentais. Mas o que será que está errado?

Veja 6 dicas para emagrecer, que irão te ajudar neste processo.

Índice

Dicas para emagrecer

      1. Restrição calórica adequada

      2. Cuidado com as dietas da moda

      3. Mastigue devagar

      4. Consuma mais proteínas

      5. Tenha um bom consumo de fibras

      6. Pratique exercícios físicos

Concluindo

Dicas para emagrecer

1. Restrição calórica adequada

maos atadas por uma fita tentando se alimentar

Um dos pilares do emagrecimento é consumir menos calorias do que seu corpo gasta durante o dia. Isto pode ser feito comendo menos ou aumentando o gasto energético através de exercícios, por exemplo.

Porém, sabendo disso, algumas pessoas acabam exagerando nessa restrição calórica, consumindo pouquíssimas calorias. Consequentemente, perdem peso rápido no começo, mas depois o peso estabiliza, e pode aparecer sintomas como tontura, cansaço e indisposição, por exemplo.

Além disso, a restrição muito severa de calorias poderá sacrificar sua massa muscular como resposta natural do corpo para produzir energia.

Por isso, a restrição calórica deve ser gradual, e conforme a peso for diminuindo vai reduzindo mais um pouco as calorias ou o seu gasto calórico.

2. Cuidado com as dietas da moda

Outro erro é a prática de dietas muito restritivas. Na hora do desespero, muitos recorrem às dietas muito severas e este tipo de dieta pode funcionar a curto prazo, mas são muito difíceis de manter e fáceis de abandonar.

Elas podem gerar um descontrole alimentar e compulsão. Isto pode contribuir com o quadro de obesidade na população na atualidade.

Isto porque costumam fazer a exclusão de diversos alimentos, tornando a dieta limitado a um pequeno grupo de alimentos.

Isto faz com que você não consiga ingerir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo. Este tipo de dieta provavelmente trará mais prejuízos do que benefícios.

A perda rápida de peso é seguida de um reganho de peso ao voltar a se alimentar normalmente. Podendo recuperar o peso inicial e até ultrapassa-lo.

Algumas pessoas até se adaptam a esse tipo de estratégia, se for o seu caso, fique tranquilo, que se for algo que você consiga sustentar, não vai te causar prejuízos.

3. Mastigue devagar

mastigação acelerada é outro fator comportamental que muitos não dão atenção.

A digestão dos alimentos começa na boca, e para o organismo sinalizar saciedade é preciso de um tempo médio de 20 minutos após o início da refeição.

Por isso, quando as grandes refeições são feitas em menos tempo do que isso, é comum o consumo de alimentos em quantidades acima do necessário. A fome surge antes do esperado, e as beliscadas passam a virar rotina.

Além disso, mastigar mais os alimentos facilita sua digestão e aproveitamento dos nutrientes no trato digestório. Evitando assim, também, desconfortos gastrointestinais.

4. Consuma mais proteínas

Quando levamos em consideração a qualidade da dieta, com frequência observo o excesso no consumo de fontes de carboidratos e baixo consumo de fontes proteicas.

Os alimentos fontes de proteína são capazes de promover maior saciedade, o que é diferente em relação aos alimentos fontes de carboidrato que promovem saciação.

O conceito de saciação tem significado diferente, e refere-se a sensação de estômago cheio. Essa sensação é fácil de perceber após comer uma pratada de macarrão, em que ocorre um estufamento instantâneo, mas a fome aparece em poucas horas depois.

Além disso, as fontes proteicas fazem o organismo trabalhar mais, ou seja, têm um efeito térmico maior do que os carboidratos. Isso faz com que o organismo gaste mais energia para fazer a digestão.

Outro benefício do consumo de proteínas no emagrecimento é seu papel na manutenção da massa muscular.

Ficar em restrição calórica com um baixo consumo proteico pode fazer você perder massa muscular mais fácil.

5. Tenha um bom consumo de fibras

alimentos que contem fibras é otimo para perder peso

Outro item que influencia na saciedade é o baixo consumo de fibras. As fibras são nutrientes que podem contribuir com a saúde em diversos aspectos:

  • importantes para saúde intestinal
  • melhoram o sistema imune
  • melhoram os níveis de colesterol sanguíneo
  • são grandes aliadas do controle do peso.

Alimentos ricos em fibras são capazes de promover mais saciedade. Além disso, alimentos fontes de carboidratos com maior teor de fibras, possuem índice glicêmico menor. Ou seja, promovem picos glicêmicos menores, o que evita a deposição de gordura, principalmente na região abdominal.

6. Pratique exercícios físicos

pessoas praticando atividades físicas na esteira

​Por último, a prática de exercícios é imprescindível para acelerar o emagrecimento. Um plano de exercícios adequado é capaz de otimizar a perda de gordura.

Além disso, evita a perda excessiva de massa muscular. Para garantir o sucesso, e aderir aos treinos, é fundamental iniciar um exercício na qual você se identifica.

Concluindo

  • O processo de emagrecimento é influenciado por diversos fatores.
  • A restrição calórica é o um dos principais fatores na perda de peso. Por isso, deve ser bem ajustada a cada indivíduo de acordo com suas necessidades para bons resultados.
  • Dietas da moda podem dar a falsa sensação de bons resultados no início, mas são impraticáveis a longo prazo normalmente e dependendo das estratégias aplicadas, prejudicial a saúde.
  • A mastigação pode ajudar a promover maior saciedade e melhor absorção dos nutrientes.
  • O consumo adequado de proteínas auxila na perda de peso e manutenção da massa muscular.
  • O consumo de fibras, além de promover saciedade, promove diversos benefícios a saúde.
  • A prática de exercícios físicos auxilia em um maior gasto energético.
  • Exercícios de resistência, também auxiliam na manutenção da massa muscular durante o emagrecimento.

Por Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho