Iniciar uma atividade física regular é um desafio para maioria das pessoas que querem emagrecer. A corrida é uma atividade física de fácil aplicação, baixíssimo custo, acessível, não consome muito tempo e não requer local específico para sua prática. Atualmente é umas das modalidades mais procuradas por quem quer iniciar um exercício físico. Veja como correr emagrece.
Por que correr emagrece?
Correr é uma atividade aeróbia que pode ser de alta demanda energética, ou seja, alto gasto calórico. Considerando que um indivíduo sedentário mantenha sua alimentação de maneira habitual, sem aumentar o consumo calórico, até mesmo uma simples caminhada, já surtirá efeitos para perda de peso.
Agora, imagine se for possível aumentar essa demanda energética? Vamos supor que uma mulher utilize durante um dia completo em torno de 1.500 kcal para todas suas funções corporais (ex: respirar, digerir, pensar, etc) e consuma via alimentação exatamente essas 1.500 kcal. Se ela conseguir aumentar o seu gasto calórico em 300 kcal ao correr, seu corpo necessitará destas 300 kcal para produzir energia. Como ele faz, então? Ele vai retirar essas 300 kcal faltantes da gordura corporal acumulada! Assim é possível emagrecer. Por isso que correr emagrece!
Atividades aeróbias que podem ser de alta demanda energética, tais como a corrida, também afetam o metabolismo de repouso (chamado metabolismo basal) do organismo. Pelo fato de utilizar muitos músculos, aumentar muito a frequência cardíaca (FC) e produzir muitos metabólitos que precisam ser removidos, o metabolismo após o final da corrida continua alto. Ele não cessa quando o exercício para. Isso significa que o corpo continua a trabalhar após o exercício. Claro que isso ocorre em menor intensidade do que durante o exercício, porém isso ocorre rapidamente para restabelecer o corpo no metabolismo basal. Isso gera maior gasto calórico quando comparado à um período normal de repouso. Dependendo da intensidade da corrida, esse metabolismo aumentado pode manter-se por até 48 horas. Portanto, correr faz com que você gaste calorias mesmo quando já não está mais se exercitando!
Benefícios da corrida
Além de ajudar no emagrecimento, os benefícios deste exercício para a saúde são incontestáveis. Veja quais são eles:
- controla a pressão arterial
- ajuda a manter os níveis de glicose sanguínea adequados
- diminui o estresse
- melhora o sono
- ajuda a evitar a osteoporose
- melhora a resistência muscular
Principais cuidados na corrida
Com tantos argumentos positivos para a corrida, não é à toa ocorrer adesão de alta parcela da população! Correr emagrece e é ótimo para saúde! No entanto, muitos cuidados precisam ser tomados. Indivíduos com problemas cardíacos, hipertensos e diabéticos não devem iniciar um programa de corrida sem a autorização de um médico. Pessoas sedentárias, que não estejam adaptadas a exercícios com impacto, devem iniciar esse programa apenas com uma caminhada.
Independente do nível de aptidão física, é muito importante que seja feita uma evolução progressiva da quantidade de sessões de corrida (quantas vezes por semana, ou mês pretende-se correr), o volume das sessões (qual a distância ou o tempo de cada sessão), a intensidade (a velocidade utilizada) e o local escolhido (qual o solo e o quanto esse percurso terá de subidas e descidas).
Resumindo…
- A corrida é uma das modalidades mais procuradas na atualidade e tem baixo custo
- Correr emagrece, porque é uma modalidade gasto energético elevado, além disso é capaz de acelerar o metabolismo basal, permitindo um gasto calórico maior também no período de repouso
- Além de ajudar a emagrecer, a corrida é uma excelente opção pois apresenta vários benefícios à saúde
- Apesar de ser uma opção ótima para saúde, é preciso ter alguns cuidados para prevenir lesões
Ajuda mesmo a perder peso