A dieta para hipertrofia vegetariana/vegana no final de semana deve se manter o mais próximo possível da sua alimentação habitual durante a semana. Então, deve-se tomar alguns cuidados

O seu corpo não entende quando é final de semana ou não. Mas tenha calma, se dar o prazer de comer algo mais calórico de vez em quando, não necessariamente “coloca tudo a perder”.

Muitos pacientes nos perguntam ‘o que devo comer quando for em um bar’, ou ‘quando estiver em um casamento ou em uma festa?’  

Porém, pensar em saúde e bem-estar, não exclui manter uma vida social nos finais de semana.

A alimentação está inserida neste contexto. Então, o mais importante é estabelecer um equilíbrio para que você consiga manter os bons resultados!

Índice

Dicas para não atrapalhar sua dieta para hipertrofia vegetariana/vegana no final de semana

1. Cuidado com alimentos mais calóricos

2. Capriche durante a semana!

3. Petiscos em bares e restaurantes

4. “Vou ficar muito tempo fora de casa, o que eu faço”?

5. “Esqueci de comer”

 6. Como manter o equilíbrio na dieta para hipertrofia vegetariana/vegana no final de semana

Dicas para não atrapalhar sua dieta para hipertrofia vegetariana/vegana no final de semana

1. Cuidado com alimentos mais calóricos

fatia de bolo

Opte por produtos com menos gordura, como iogurte ou leite desnatado, ricota, cottage. Assim, evite preparações muito calórica, é um dos principais erros na dieta.

Normalmente nos finais de semana, os treinos são reduzidos, é importante manter as calorias ingeridas, porém, com boa qualidade.

2. Capriche durante a semana!

Programe-se! Se você já sabe que no final de semana vai ter uma reunião de família, um casamento, uma pizza com amigos, permita-se seguir o plano alimentar corretamente.

Então, deixe aquele “chocolatinho” para o sábado no casamento.

Além disso, fique atento com o consumo exagerado de álcool. Então, se quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso post sobre álcool x hipertrofia.

3. Petiscos em bares e restaurantes

Fuja dos fritos! Opte por algo assado ou com baixo teor de gordura. Mas, se não tiver opção, não exagere nas quantidades para não perder os resultados conquistados.

Mesmo que seu objetivo seja ganhar massa muscular, se você exagerar nas frituras existem grandes chances de ganhar muita gordura junto, efeito que não é desejado.

4. “Vou ficar muito tempo fora de casa, o que eu faço”?

Marmitas! Quando for ficar muito tempo fora de casa, leve sempre opções na bolsa, como, frutas secas, biscoitos integrais, barras de proteína, castanhas, ou até suplementos líquidos.

Desta forma, você evita com que fique muito tempo sem comer, um dos erros mais cometidos e que já vamos abordar abaixo.

Mas, se por acaso você não saiu preparado para demorar muito tempo, procure locais que ofertem alimentos de qualidade.

Atualmente há diversos restaurantes com boas opções vegetarianas/veganas.

5. “Esqueci de comer”

homem com a mão na testa

Normalmente no final de semana, deixamos a rotina de lado e consequentemente a disciplina. Ficar mais de 3 horas sem se alimentar pode sim prejudicar o seu ganho.

Então, lembre-se sempre de se programar, caso sinta dificuldade você pode colocar um alarme no celular para avisar sobre a refeição.

 6. Como manter o equilíbrio na dieta para hipertrofia vegetariana/vegana no final de semana

  • Beba sempre muita água, assim o organismo consegue eliminar toxinas.
  • Opte por saladas, vegetais e frutas sempre que possível.
  • Abra mão de refrigerantes, bebidas alcoólicas, industrializados e alimentos prontos sempre que possível.
  • Se for uma exceção, controle a frequência destas escolhas no final de semana. Mas, se o consumo for desenfreado, poderá atrapalhar bastante o ganho de massa muscular. E, além disso, aumentar o ganho de gordura corporal.

Confira também nosso post com 51 super dicas de como ganhar massa muscular!

Os eventos sociais sempre irão acontecer e você não deve evitá-los.

Não é preciso ficar com peso na consciência ou querer compensar no dia seguinte se você tiver uma alimentação consciente.

Lembre-se sempre de ter moderação!


NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSPfoi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.