85% das mulheres com 21 anos ou mais têm celulite! A celulite é um dos fatores que mais incomoda o público feminino. A maioria das mulheres quer saber como acabar com a celulite!

A celulite é caracterizada por uma alteração na pele decorrente do excesso de gordura, acompanhada de alterações nos níveis de hidratação e circulação sanguínea. 

A celulite afeta milhões de mulheres no mundo inteiro! Praticamente todas as mulheres que têm celulite querem se livrar delas! Mas o que você pode fazer para acabar com a celulite?

Entenda as causas da celulite e 6 dicas de como reduzir a celulite.


Índice

Como acabar com a celulite

O que causa a celulite

6 dicas de como diminuir a celulite

Dica 1. Beba água na quantidade certa

Dica 2. Reduza os níveis de gordura corporal

Dica 3. Faça boas escolhas alimentares!

Dica 4. Aumente a ingestão de fibras no dia!

Dica 5. Pratique exercícios físicos!

Dica 6. Se você fuma, pare de fumar!


Como acabar com a celulite

Existem sim estratégias que podem diminuir a celulite, que estão associadas a hábitos de vida saudáveis. Antes de eu te contar quais são elas, eu queria chamar atenção a um ponto importante.

Não há nada de errado em querer cuidar de si! Mas tenha cuidado para a busca pelo corpo perfeito não se tornar uma obsessão.

Cada mulher tem uma genética diferente e uma história de vida única, e por isso não é possível comparar o seu corpo, com o corpo de outras mulheres.

Lembre-se sempre de respeitar o seu corpo e a sua individualidade.

O que causa celulite?

A celulite é o aparecimento de ondulações ou covinhas que ocorrem nas região dos glúteos, coxas e ocasionalmente no abdômen das mulheres. A celulite é uma alteração com causa multifatorial.

Dentre as possíveis causas do desenvolvimento da celulite temos:
a inflamação do tecido, aumento da gordura corporal, o desequilíbrio hormonal, especialmente do hormônio estrogênio, a má circulação e a drenagem linfática ineficiente.

Alguns fatores externos também podem agravar a celulite, como:

  • sedentarismo
  • maus hábitos alimentares
  • intestino preso
  • fumo
  • disfunção hepática e renal

Todos esses fatores, individualmente ou associados resultam no aparecimento da celulite. Controlar os fatores externos irá te ajudar a reduzir a celulite.

6 dicas de como acabar com a celulite

Dica 1. Beba água na quantidade certa

Consumir a quantidade adequada de água é muito importante, visto que ela auxilia amplamente na eliminação das toxinas, funcionando como um carregador.

Além disso, a celulite está relacionada com a retenção de líquido. E quando você bebe pouca água, a retenção de líquido piora.

Por isso, é importante beber água na quantidade certa para diminuir o inchaço e a celulite. O ideal é consumir 35ml de água para cada quilo de peso corporal.

Uma pessoa que pesa 70kg por exemplo, deve consumir cerca de 2 litros e meio de água por dia. Lembre-se de distribuir bem a ingestão ao longo do dia. O ideal é tomar cerca de 1 copo por hora.

Leia também o artigo Beber água ajuda a emagrecer?

Dica 2. Reduza os níveis de gordura corporal

O excesso de gordura corporal total ou localizada influencia no aumento da celulite. Um dos fatores que ajuda a tratar a celulite é diminuir a gordura corporal.

Existem vários fatores que podem te ajudar a perder gordura. Promover um déficit calórico, é um dos principais!

Para emagrecer você precisa adequar a quantidade de alimentos ingeridos no dia. Mesmo que você coma saudável, se estiver comendo muita comida, não vai conseguir emagrecer.

O consumo de alimentos proteicos vai ajudar a dar saciedade e aumentar o gasto calórico diário, e isso também ajuda na redução da ingestão calórica e emagrecimento.

Por isso, faça uma análise da sua composição corporal para ver se é necessário reduzir gordura corporal para tratar a celulite.

Assista também o vídeo em que falo sobre este assunto ‘Qual o percentual de gordura ideal?’

Dica 3. Faça boas escolhas alimentares!

Os maus hábitos alimentares sem dúvida são um agravante para o aumento da celulite.

Uma alimentação cheia de carboidratos simples e açúcar, excesso de gorduras e de sal, pobre em verduras, legumes e frutas, está intimamente relacionada com o agravamento da celulite.

Por isso, você precisa comer melhor, priorizando alimentos mais naturais e reduzindo alimentos ultraprocessados. O simples fato de você diminuir alimentos ultraprocessados fará com que você coma menos açúcar, farinhas brancas e sal.

Alimentos como embutidos como linguiça e salsicha, macarrão instantâneo, carne processada como nuggets e hambúrguer, biscoitos recheados, pães brancos, refrigerantes, e outros doces. Todos estes alimentos atrapalham muito!

Coma comida de verdade! Prefira carnes frescas, arroz integral, iogurtes naturais sem adição de açúcar. Enriqueça o seu dia com pelos menos 5 porções de frutas, verduras e legumes.

Todos eles tem propriedades antioxidantes, ajudando a combater os radicais livres, que são toxinas que contribuem para o aumento da celulite.

Dica 4. Aumente a ingestão de fibras no dia!

A constipação intestinal também está diretamente relacionada com o aumento da celulite.

Quando as fezes ficam mais tempo retidas no intestino, ocorre maior crescimento de bactérias e fungos patogênicos, desequilibrando a flora intestinal normal.

Pode ocorrer a decomposição das fezes e liberação de substâncias tóxicas indesejáveis, como metais pesados, radicais livres e toxinas bacterianas, que podem aumentar a permeabilidade intestinal e diminuir a sua imunidade.

Muitas dessas substâncias acabam indo diretamente para corrente circulatória. Todo esse processo, está relacionado com o aumento da celulite.

Consumir mais fibras vai ajudar a melhorar o trânsito das fezes no intestino e na formação do bolo fecal.

Alimentos ricos em fibras são: cereais integrais como arroz integral, pães integrais, aveia, semente de chia, grãos como feijão, lentilha, grão de bico.

Frutas como mamão, abacate e ameixa seca têm um efeito laxativo importante, e dão um auxílio no melhor do funcionamento do intestino.

Verduras verdes escuras como espinafre e couve são ótimas para melhorar intestino. A beterraba também é um legume com efeito laxativo excelente.

Dica 5. Pratique exercícios físicos!

O sedentarismo influencia no aumento da celulite pois favorece a redução de massa magra, aumento de gordura, aumento da flacidez dos músculos e tendões.

Se você não pratica exercícios, os mecanismos de bombeamento do sangue nos membros inferiores acabam diminuindo, inibindo o retorno venoso, e favorecendo o aumento de celulite.

A prática de exercícios vai ajudar a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, os exercícios de força podem ajudar a preservar a massa magra, melhorando o tônus muscular, e reduzindo o aspecto da celulite.

Os exercícios aeróbios, além de melhorar a circulação sanguínea, contribuem para o aumento do gasto energético e perda de gordura corporal.

Por isso, é muito importante praticar exercícios físicos se quiser acabar com a celulite.

Dica 6. Se você fuma, pare de fumar!

O cigarro, além do tremendo mal que causa para a saúde como um todo, provoca alterações na microcirculação, diminuição da oxigenação do tecido e aumento dos radicais livres.

Favorecendo o aumento da celulite também! Se você tem esse hábito ruim, procure ajuda para parar de fumar.

Muitas pessoas precisam de auxílio para se livrar desse vício, comece a pensar nisso e dê o primeiro passo.


Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho

NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSP foi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP