Apontado como uma forte tendência no mercado fitness desde 2007, os benefícios do treinamento funcional, eram até então, aplicados apenas na fisioterapia .
Sua prática é recente tanto como modalidade esportiva, quanto na literatura, mas muitos benefícios já são comprovados. Além disso, é uma prática bastante interessante tanto para pessoas com maior condicionamento físico e motor, quanto para pessoas com menor capacidade física ou em recuperação por exemplo.
Neste post você verá quais são estes benefícios que você pode obter com a prática desta modalidade.
Índice
Quais são os benefícios do treinamento funcional?
O gasto calórico é alto?
É possível ganhar massa muscular?
O que exatamente engloba o treinamento funcional?
Como são os exercícios do treinamento funcional?
Qual o público?
Quais cuidados você deve ter antes de iniciar?
Quais são os benefícios do treinamento funcional?
Dentre os benefícios do treinamento funcional, temos, por exemplo, a melhora:
- do condicionamento cardiorrespiratório
- da flexibilidade
- da coordenação motora
- da consciência corporal
- da postura
- fortalecimento
- resistência muscular
- equilíbrio
O gasto calórico é alto?
Sim, pelo fato de, os exercícios serem feitos alternadamente e com pouco intervalo de descanso.
E normalmente a frequência cardíaca fica bastante elevada, o que faz com que o treinamento funcional tenha um alto gasto calórico.
É possível ganhar massa muscular?
Sim, é possível, mas os estímulos não são específicos para a hipertrofia. Portanto, não se pode esperar resultados semelhantes ao da musculação, por exemplo.
Se quiser saber mais sobre a musculação, temos um post que fala todos os seus benefícios para saúde.
O que exatamente engloba o treinamento funcional?
Esse tipo de atividade tem por objetivo desenvolver e aprimorar de maneira mais específica as capacidades físicas que são exigidas em atividades cotidianas e/ou esportivas.
Em uma pessoa jovem e sadia, ele pode representar melhora da postura e dos movimentos no dia-a-dia, no trabalho, no lazer, e inclusive melhora da performance na prática esportiva.
Para pessoas com dificuldades motoras (o que pode incluir idosos ou pessoas em reabilitação de lesões) o treinamento funcional irá auxiliar na melhora da execução de atividades básicas do cotidiano.
Desta forma dando mais autonomia e segurança ao executar as atividades da vida diária, que podem ser consideradas difíceis.
Como são os exercícios do treinamento funcional?
A variedade de exercícios é quase infinita, pois vai depender dos principais objetivos a serem trabalhados.
No entanto, são característicos os exercícios que trabalham muitos grupos musculares ao mesmo tempo; alguns utilizam apenas o peso do próprio corpo, mas também podem utilizar acessórios, como por exemplo: bolas, cintos, halteres, barras, kettlebell, cones, cordas, minitrampolim, elásticos, caixas de salto e pneus.
Além disso, também são muito comuns exercícios como: agachar, pular, subir e descer degraus, correr ou caminhar sobre obstáculos e puxar e empurrar objetos.
Normalmente os exercícios são feitos em revezamento entre si e, podem também incluir atividades aeróbias (tais como correr, pedalar, pular corda, etc).
Grande parte dos exercícios do funcional também trabalham bastante o “core”.
A palavra core, proveniente do inglês traduz-se por centro, núcleo. Ele corresponde ao conjunto de músculos responsáveis pela estabilização do tronco, constituído por músculos da região abdominal, da coluna e do quadril.
Desta forma, o core é responsável pelo equilíbrio postural de todo o corpo, tanto estático quanto durante o movimento.
Se quiser saber mais, acesse nosso post que fala tudo sobre o core.
Então, um core forte e flexível, além de proporcionar segurança e melhor qualidade na execução de qualquer movimento, também significa menor chance de problemas e/ou dores na coluna.
Qual o público?
O treinamento funcional pode ser feito por qualquer pessoa. Desde o iniciante até o atleta. Além disso, o objetivo e o conteúdo da aula pode variar de acordo com a condição física e os objetivos do praticante.
Quais cuidados você deve ter antes de inciar?
É importante ter o aval médico para iniciar, principalmente se você tiver qualquer problema cardíaco ou articular. Respeite os seus limites quando iniciar as aulas; alguns exercícios podem ser mais difíceis.
Além disso, para qualquer sinal de dor, interrompa o exercício e comunique o professor. O ideal, para quem possui restrições, é fazer aulas individuais para conseguir obter da melhor forma benefícios do treinamento funcional.
Concluindo
- Dentre os benefícios do treinamento funcional, estão: melhora do condicionamento cardiorrespiratório, da flexibilidade, da coordenação motora, da consciência corporal, da postura, do fortalecimento e resistência muscular e do equilíbrio.
- Normalmente possui um alto gasto calórico, pois há um ritmo elevado nos exercícios e frequência cardíaca
- Pode haver ganho de massa muscular quando associado a uma boa dieta. Porém não é o foco principal.
- O treinamento funcional busca desenvolver as capacidades físicas para as atividade cotidianas. Desta forma pode trazer benefícios para diversos tipos de públicos
- Os benefícios do treinamento funcional são em parte pela ampla variedade de exercícios realizadas com diversos acessórios.
- Apesar se qualquer pessoa poder praticar, se você possui alguma limitação ou problema médico, é necessários ter um aval e, se necessário, ter aulas individuais.
Por Personal Trainer Jennifer Áquila