É comum associarmos o chá verde somente ao seu poder emagrecedor. Porém, os benefícios do chá verde vão muito além disso! Essa bebida tem uma rara, combinação de antioxidantes e compostos, capazes de surtirem diferentes efeitos positivos sobre o nosso organismo.
Nesse post, você irá entender mais sobre os efeitos do chá verde no emagrecimento, e no controle e prevenção de algumas doenças.
Índice
6 Benefícios do chá verde
1. O chá verde contém compostos bioativos que melhoram a saúde
2. Estimula a função cerebral
3. O chá verde aumenta a queima de gordura
4. Reduz risco de câncer
5. O chá verde pode reduzir seu risco de diabetes tipo II
6. O chá verde pode reduzir o risco de doença cardiovascular
Quanto consumir de chá verde?
Concluindo
6 Benefícios do chá verde
1. O chá verde contém compostos bioativos que melhoram a saúde
Um dos compostos antioxidantes do chá verde é a epigalocatequina galato (EGCG). Pesquisas indicam que esta substância é uma das principais responsáveis pelos benefícios dessa bebida.
Além da ECGC, o chá verde é carregado com polifenóis como flavonoides e catequinas. Estas substâncias também funcionam como poderosos antioxidantes.
Além disso, o chá verde apresenta quantidades de minerais, importantes para a saúde.
Os compostos antioxidantes presentes no chá verde previnem a ação danosa dos radicais livres, que são como toxinas.
No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células. Essa produção pode ser intensificada devido há de diversos fatores como por exemplo: má alimentação, estresse, poluição, cigarro, entre outros.
Quando há excesso na produção de radicais eles podem danificar as células do corpo.
Este quadro é conhecido como estresse oxidativo, e está relacionado com desenvolvimento de algumas doenças:
- doenças pulmonares
- envelhecimento precoce
- acidente vascular cerebral
- doença de Alzheimer
- Parkinson
- alguns tipos de câncer
2. Estimula a função cerebral
Mais do que apenas mantê-lo acordado, o chá verde pode estimular a função cerebral.
A cafeína, é um composto estimulante presente no chá verde.
Apesar de não conter a mesma quantidade como no café, a cafeína presente no chá verde é capaz de estimular o sistema nervoso.
Por consequência, o chá verde pode ter efeitos positivos no humor, no tempo de reação e na memória.
Além disso, o chá verde contém a L-teanina, aminoácido que estimula o aumento da atividade de um neurotransmissor, que possui efeitos anti- ansiedade.
Pesquisas indicam que a L-teanina e a cafeína em conjunto podem ter efeitos sinergéticos, melhorando a função cerebral.
Os benefícios do chá verde para função cerebral são interessantes no envelhecimento, pois previne o envelhecimento precoce e doenças como Parkinson e Alzheimer.
3. O chá verde aumenta a queima de gordura
O papel do chá verde no emagrecimento é um dos mais explorados e mais populares.
O chá verde é capaz de aumentar a queima de gordura e pode acelerar o metabolismo.
Uma pesquisa demonstrou que o chá verde aumentou cerca de 15% a oxidação de gordura. Ajudando assim a reduzir a gordura corporal, especialmente a gordura da região abdominal.
Estes efeitos podem ser observados, se a pessoa tiver hábitos de vida saudáveis. Por isso, o papel principal do chá verde é de dar suporte a alimentação adequada e exercícios, com objetivo de otimizar a perda de gordura.
Não adianta tomar chá verde para emagrecer e ao mesmo tempo manter uma alimentação desequilibrada e não praticar atividade física.
Diversos suplementos termogênicos adicionam o chá verde em sua composição. Apesar de vários estudos constatarem efeitos positivos do chá verde, outras pesquisas não constam o aumento no metabolismo, pelo fato de que seus efeitos podem depender de cada indivíduo.
Para te ajudar no processo de emagrecimento, preparamos mais dois posts sobre esse assunto:
6 dicas para emagrecer com saúde
Como perder gordura abdominal. Veja 6 dicas!
4. Reduz risco de câncer
O câncer é causado pelo crescimento descontrolado das células, e o dano oxidativo das células contribui para o desenvolvimento da doença.
Os antioxidantes presentes no chá verde podem ter um efeito protetor contra alguns tipos de câncer como câncer colorretal, câncer de mama, e câncer de próstata.
5. O chá verde pode reduzir seu risco de diabetes tipo II
O diabetes tipo II é uma doença caracterizada pela elevação da glicemia e pela presença de resistência à insulina ou pela incapacidade de produzir insulina.
Atualmente atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo todo.
O chá verde pode contribuir na melhora da sensibilidade à insulina e a reduzir os níveis de glicemia do diabético.
Uma pesquisa com indivíduos japoneses mostrou que aqueles que bebem chá verde têm risco de 42% menor de desenvolver diabetes tipo II.
6. O chá verde pode reduzir o risco de doença cardiovascular
Uma das maiores causas de morte no mundo são as doenças cardiovasculares.
O chá verde pode ajudar a controlar alguns dos principais fatores de risco para as doenças do coração, que são as alterações no triglicérides e o colesterol LDL (colesterol “ruim”).
Isso porque o chá verde aumenta significativamente a capacidade antioxidante do sangue, protegendo o organismo da ação do colesterol ruim.
Estudos indicam que as pessoas que consomem chá verde, tem 30% de redução nos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.
Quanto consumir de chá verde?
Você pode usar 2 colheres de sopa de erva seca em 1 litro de água. Primeiro ferva a água, acrescente a erva-seca de chá verde, desligue o fogo e deixe tampado por 5 a 10 minutos.
Depois é só consumir ao longo do dia, cerca de 3 vezes. O ideal é consumir sem adoçar, sem açúcar e sem adoçante. O sabor é mais amargo mesmo.
Os chás de saquinho e de caixinha não conseguem preservar os nutrientes benéficos do chá verde. Por isso, estes não são boas opções.
Concluindo.
- O chá verde é carregado com polifenóis como flavonoides e catequinas, que funcionam como poderosos antioxidantes. Além de conter importantes minerais. Melhorando assim a qualidade de vida.
- A cafeína presente no chá verde é capaz de estimular o sistema nervoso. Por consequência, o chá verde pode ter efeitos positivos no humor, no tempo de reação e na memória.
- O chá verde é capaz de aumentar a queima de gordura e pode acelerar o metabolismo.
- Os antioxidantes presentes no chá verde podem ter um efeito protetor contra alguns tipos de câncer como câncer colorretal, câncer de mama, e câncer de próstata.
- Além disso, o chá verde pode contribuir na melhora da sensibilidade à insulina e a reduzir os níveis de glicemia do diabético.
- O chá verde pode ajudar a controlar alguns dos principais fatores de risco para as doenças do coração, que são as alterações no triglicérides e o colesterol LDL (colesterol “ruim”)
- Nada em excesso é benéfico! Portanto inclua o chá verde em sua rotina com moderação. E mantenha bons hábitos alimentares e uma prática regular de atividade física!
Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho
NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSPfoi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.