Existem alguns alimentos que parecem saudáveis mas não são!

A indústria comercializa alguns produtos reforçando a ideia de que ele não contém açúcar, não contém glúten ou que é uma versão light. Mas isso não é sinônimo de que este produto é uma boa opção para a saúde.

Alguns alimentos acabam enganando os consumidores, que muitas vezes associam a versão light, por exemplo, a um alimento melhor para saúde. Porém, isso nem sempre é verdade.

Continue lendo para saber 8 desses alimentos que parecem saudáveis mas não são!


Índice

Veja os alimentos que parecem saudáveis mas não são

1. Alimentos Zero Gordura

2.Alimentos Zero Açúcar ou Diet

3. Molhos prontos para salada

4. Sucos de frutas prontos

5. Pães integrais

6. Barrinhas de cereais

7. Alimentos sem glúten

8. Peito de peru


Veja os alimentos que parecem saudáveis mas não são

1. Alimentos Zero Gordura

Sabe-se a gordura saturada, presente em muitos alimentos industrializados, é um tipo de gordura que aumenta o colesterol sanguíneo e está diretamente relacionada com a incidência de doenças do coração.

Por isso, a indústria procurou eliminar este tipo de gordura de alguns produtos, com intuito de oferecer um alimento livre de gordura, o que teoricamente seria mais saudável.

No entanto, quando as gorduras são removidas destes alimentos, isso prejudica a palatabilidade do produto. Por consequência, isto prejudicaria a comercialização.

Desta forma, a indústria adiciona diversos aditivos químicos, e até açúcar em alguns casos, para tornar o alimento palatável ao consumidor. O que torna os alimentos zero gordura um produto que não é saudável.

2. Alimentos Zero Açúcar ou Diet

Os alimentos industrializados que não contém adição de açúcar, geralmente, são aqueles descritos como Diet ou como Zero Açúcar no rótulo.

Na maioria dos casos estes produtos são destinados para diabéticos ou para quem quer emagrecer.

Quando o rótulo está indicando que aquele produto é zero, ou diet, quer dizer que a indústria retirou 100% de algum nutriente.

Quando há retirada total de açúcar do produto, a indústria adiciona mais gordura ou adoçantes artificiais para dar sabor ao produto.

Por isso, apesar de não conter açúcar o produto passa a ter muita gordura saturada e aditivos químicos, o que é ruim para saúde.

Leia também: Alimentos Diet e Light: são melhores para emagrecer?

3. Molhos prontos para salada

Os molhos prontos para salada parecem inofensivos, pois ajudam a dar sabor aos vegetais.

Porém, muitos destes molhos prontos são cheios de gorduras ruins e com muito sódio. Alguns até apresentam adição de açúcar.

A melhor alternativa é usar temperos naturais como azeite, limão e 1 pitada de sal.

4. Sucos de frutas prontos

Os sucos de frutas naturais são alimentos ricos em vitaminas e minerais da fruta.

Com intuito de oferecer versões práticas, a indústria comercializa sucos de frutas, conhecidos como néctar. Estes são aqueles que vêm em caixinhas ou enlatados.

Muitas pessoas substituem o refrigerante por este tipo de suco com objetivo de melhorar a saúde ou para emagrecer. Porém, isso é um grande engano.

No processo de produção, este tipo de suco contém uma parcela muito pequena da fruta, perdendo as vitaminas e fibras presentes nas frutas in natura. Além disso, os sucos de caixinha, tipo néctar, é adicionado de muito açúcar.

Os sucos em pó são ainda piores! Além de serem pobres em vitaminas e minerais e cheios de açúcar, possuem muitos aditivos químicos e adoçantes artificiais para dar sabor.

5. Pães integrais

Você deve estar se preguntando: Os pães integrais não contém mais fibras? Por que eles não são bons?

Os pães integrais fazem parte dos alimentos que parecem saudáveis mas não são pois a maior parte é uma grande armadilha da indústria!

A indústria adiciona um parcela pequena de farinha integral e fibras, e passa a nomear o pão como integral.

A farinha integral, ou cereais como aveia, chia, linhaça, são excelentes ingredientes. O problema é a quantidade adicionada pela indústria nos produtos, que na maioria dos casos é pequena.

A maioria das opções de pães integrais contém mais farinha branca do que farinha integral, e muitos deles contém adição de açúcar.

A boa notícia é que algumas marcas tem se preocupado com isso, e estão fabricando pães 100% integrais. Por isso, fique sempre atento a lista de ingredientes no rótulo.

Leia também: Para emagrecer, aprenda a ler os rótulos.

6. Barrinhas de cereais

As barras de cereais são muito utilizadas nos lanches intermediários. Muitas pessoas quando começam a fazer dieta para emagrecer passam a consumir, pois acham que é uma opção saudável para os snacks.

A grande verdade é que estas barrinhas são cheias de xarope de glicose, maltodextrina, açúcar e mel.

O pior é que muitas delas não contém fibras!  Portanto, se você quer emagrecer, esqueça estas barrinhas.

7. Alimentos sem glúten

A busca por alimentos sem glúten aumentou muito nos últimos anos.

Para algumas pessoas o glúten é responsável por alergias e intolerâncias, mas isso não serve para todo mundo. Por isso, a indústria passou a produzir alimentos que não contém glúten para atingir esta população.

Porém, muitos destes alimentos são altamente processados, pobres em vitaminas, minerais e fibras.

Além disso, muitas vezes estes produtos são feitos com carboidratos refinados, que levam a picos muito rápidos de açúcar no sangue.

Isso pode trazer malefícios a saúde e te atrapalhar no processo de emagrecimento.

Se você não quer consumir glúten, a melhor opção são aqueles alimentos que naturalmente já não contém glúten.

8. Peito de peru

O peito de peru é uma carne embutida, assim como o salame, a mortadela e o presunto. Apesar de ser o “menos pior” entre os embutidos, ainda não pode ser considerado como um produto saudável.

Ele é um alimento riquíssimo em sódio, o que pode elevar sua pressão e favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Além disso, também contém aditivos químicos utilizados para sua conservação. Esses aditivos estão relacionados ao desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Concluindo…

  • Fique atento aos alimentos que parecem saudáveis mas não são!  A maioria dos alimentos industrializados possuem aditivos para que sejam atrativos.
  • Quando for consumir algum produto industrializado sempre confira a lista de ingredientes.
  • A melhor opção são sempre os alimentos in natura.

Letícia Campanharo – Estagiária de nutrição

Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890

NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSP foi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.