Você já se perguntou, fazer aeróbio antes ou depois da musculação? Essa é uma das principais dúvidas de quem faz academia.

Ambas modalidades de atividade física, os exercícios aeróbios (tais como andar, correr, pedalar, nadar, etc) e, os exercícios anaeróbios, como a musculação, são importantes. Além disso, estes dois tipos de exercício tem papéis diferentes para o corpo humano.

Neste artigo você vai saber um pouco mais sobre a diferença entre os exercícios aeróbios e a musculação. Além disso saberá o que é melhor, aeróbio antes ou depois da musculação.

 


Índice

Aeróbio antes ou depois da musculação?

Diferença entre exercício aeróbio e musculação

Como funciona o uso de energia no corpo

Aeróbio antes ou depois da musculação, para quem quer ganhar massa

Vantagens exercício aeróbio antes da musculação para emagrecer

Mas é possível fazer aeróbio ou musculação na ordem que eu preferir?

Concluindo…


 

Aeróbio antes ou depois da musculação?

aeróbio antes ou depois da musculação

Diferença entre exercício aeróbio e musculação

O exercício aeróbio ajuda a melhorar a condição cardiorrespiratória e pode ter um alto gasto calórico.

Já o exercício anaeróbio, como a musculação, tem papel de fortalecer a musculatura para otimizar as atividades de vida diária, prevenir lesões  e, auxiliar na manutenção da postura adequada.

No entanto, ao serem feitos em uma mesma sessão de treino, podem atrapalhar à atingir o objetivo que se deseja e, “concorrerem” um com o outro.

 

Como funciona o uso de energia no corpo

Para que a compreensão dessa questão fique mais clara, vou explicar brevemente como funciona o uso de energia pelo nosso corpo.

Quando começamos a fazer uma atividade física, nosso corpo utiliza predominantemente a glicose que está no nosso sangue e nos nossos músculos para produzir energia. A glicose é o substrato que consegue liberar a energia da maneira mais rápida para ser utilizada pelo corpo.

Após 30 a 40 minutos de exercícios, o corpo humano passa a utilizar, predominantemente, a gordura como fonte de energia para as atividades que estão acontecendo.

E, após em torno de, 90 a 120 minutos de exercício, o organismo passa a utilizar predominantemente proteínas como energia para manutenção do movimento. Esse tempo é um valor médio, para uma pessoa não atleta.

 

Aeróbio antes ou depois da musculação, para quem quer ganhar massa

A musculação é um exercício de rápida execução com alta carga. Para isso é mais interessante, que se utilize da degradação da glicose para a obtenção de energia.

costas de mulher musculosa de top

Portanto, é indicado que a musculação seja feita primeiro, para conseguir melhor rendimento em um treinamento com o intuito de:

  • melhorar a resistência muscular
  • aumentar a massa muscular
  • aumentar a força

Fazendo o aeróbio antes da musculação, a glicose sanguínea e muscular seria utilizada para manter o indivíduo no constante movimento.

Ao iniciar a musculação, é maior a chance da pessoa sentir que o corpo precisa de um descanso maior entre as séries e/ou que a carga precisará ser reduzida.

Portanto, o resultado que se espera da musculação, será inferior quando a sessão de aeróbio for feita antes à de musculação.

Se você quer ganhar massa muscular, então leia também o artigo: Exercício para ganhar massa muscular.

 

Vantagens exercício aeróbio antes da musculação para emagrecer

aparelho elíptico de academia

No entanto, tudo tem seu lado positivo! O exercício aeróbio tem a capacidade de aumentar mais a frequência cardíaca que a musculação.

Lógico que depende da intensidade que se faz o aeróbio e o tipo de treino na musculação. Mas no geral, a frequência cardíaca fica mais alta por um maior período de tempo na atividade aeróbia. Isso faz com que seu gasto calórico seja maior.

Fazendo o aeróbio antes da musculação, há tendência da frequência cardíaca ficar mais alta durante a musculação também (pois o metabolismo ainda estará mais acelerado).

Com isso, fazer com que o gasto calórico na musculação fique mais alto do que se tivesse iniciado com a sessão do treino com a musculação.

Sendo assim, se o objetivo primordial é diminuir o porcentual de gordura, gastar muitas calorias, é interessante fazer o aeróbio antes da musculação.

Quer saber mais sobre exercícios para emagrecer, então leia o artigo: 9 erros cometidos no treino para emagrecer.

 

Mas é possível fazer aeróbio ou musculação na ordem que eu preferir?

Felizmente, é possível organizar o treino da maneira e na ordem que se achar melhor.

Basicamente, utilizando o conhecimento da nutrição para que não ocorra nenhum “prejuízo” (comprometimento) dos seus objetivos, como:

  • ganho de massa muscular
  • diminuição do porcentual de gordura
  • melhora da capacidade cardiorrespiratória

O simples fato de ingerir algum alimento ou suplemento, na hora adequada e na quantidade adequada, pode ajudar a resolver essa questão da ordem dos fatores!

 

Concluindo…

  • Não precisa deixar de fazer o aeróbio se você está mais preocupado em ganhar massa muscular.
  • Não exclua a musculação (ou qualquer outro treino que envolva exercícios que propiciam o fortalecimento e aumento da massa muscular) do seu dia-a-dia.
  • Basta ser adequadamente instruído por um(a) profissional de atividade física e um(a) nutricionista à organizar da maneira mais produtiva possível.

 


Por Personal Trainner Jennifer Áquila