Será que o alongamento antes ou depois do treino (musculação, corrida, aulas de ginástica, etc) é necessário? Essa é uma das dúvidas mais frequentes dos praticantes de atividade física. 

Inicialmente vale ressaltar: o alongamento é um exercício onde trabalhamos a flexibilidade. Ela é uma capacidade física, definida como a capacidade de movimentar uma articulação através de sua amplitude de movimento completa. 

Agora surge a dúvida,  é necessário o alongamento antes ou após o treino? Continue lendo para descobrir. 


Alongamento antes ou depois do treino: é necessário?

Prós e Contras do Alongamento antes e depois do treino

Alongamento antes do treino

Alongamento depois do treino

O que é um alongamento excessivo?

Afinal, devo fazer alongamento antes ou depois do treino?

Conclusão


Alongamento antes ou depois do treino: é necessário?

É muito comum observar as pessoas, ao chegar na academia, se alongarem antes de iniciar o treino. Muitas vezes, quando questionadas, algumas afirmam que fazem isso para ‘’se aquecer’’, outras, para “prevenir lesões”. 

Mas alongamento NÃO é aquecimento e, também não previne lesão! Então, é mesmo necessário?!

Prós e Contras do Alongamento antes e depois do treino

Alongar, tanto antes quanto depois do treino pode ter seus benefícios e malefícios, depende de como é feito!

Nossos músculos e tendões possuem estruturas que são capazes que perceber quando a musculatura está sendo excessivamente alongada.

Como proteção, elas geram uma resposta para que o músculo contraia, para evitar o estiramento.

Se essas estruturas forem usadas demasiadamente, elas podem ter essa percepção alterada ou prejudicada e, falharem. O que isso significa?

Alongamento antes do treino

Alongamento antes do treino

Se os músculos forem excessivamente alongados antes do treino, pode ser que, durante a execução dos exercícios, ao exigir maior esforço muscular, essas estruturas que já foram muito requisitadas anteriormente, falhem, e não notem demasiado alongamento, e ocorra alguma pequena lesão.

Alongamento depois do treino

Alongamento depois  do treino

Ao finalizar o treino, a musculatura, após inúmeras vezes contrair e alongar, também pode ter diminuída sua percepção compatível com o que é de sua flexibilidade segura, e quando alongar excessivamente, estirar.

O que é um alongamento excessivo?

No entanto, veja bem, o que é um alongamento excessivo?

É aquele no qual há prolongado tempo da posição (acima de 30 segundos), em um ângulo muito maior que o habitual (ou seja, aquele que causa muito desconforto ao alongar).

Veja também:
A perda de gordura no exercício só ocorre após 30 minutos?

Afinal, devo fazer alongamento antes ou depois do treino?

alongando a perna

A literatura ainda é muito controversa com relação à chance de lesão ao alongar pré e pós treino, pois não é permitido fazer testes que possam causar malefícios ao ser humano, portanto, muito do que se diz, são apenas suposições e previsões do que pode ocorrer.

Então, devemos concluir que alongar antes e depois do treino pode ser perigoso?

Não exatamente!

Um alongamento breve, de até 30 segundos, que não leve a musculatura até o ponto máximo de desconforto, é seguro e pode ser feito sim, antes e depois do treino.

Inclusive, pode ser uma boa opção para a “volta a calma” após a sessão de treinamento, e também ajuda a relaxar a musculatura.

Ao treinar com maior intensidade, os músculos podem ficar trêmulos e até, mais contraídos que o normal. Alongá-los para finalizar a sessão de treino pode ser boa opção para ajudar a relaxá-los!

Já com relação ao fato de aquecer antes do treino, esse sim, pode ser descartado.

O alongamento não aquece! Ele apenas faz com que a musculatura atinja um ponto de extensibilidade no qual ela não está habituada nas atividades da vida diária.

É necessário fazer um aquecimento específico, que deve ser relacionado com a modalidade que será praticada.

Para trabalhar o ganho de flexibilidade, o ideal é reservar um período do dia separado dos treinos que trabalham força e condicionamento cardiorespiratório, para que não exista a interferência entre eles e nenhum risco para nenhuma das capacidades físicas que está sendo treinada.

Para o ganho de flexibilidade, os exercícios e posições precisarão perdurar por mais de 30 segundos, e atingir um ponto de estiramento da musculatura que cause um desconforto considerável.

Leia também:

Como trabalhar flexibilidade?

Por que devemos treinar flexibilidade?

Conclusão

  • Alongar antes e depois do treino não é imprescindível, mas quando feito da maneira correta, pode ser seguro e benéfico!
  • Não existe evidência suficiente que indique ou não o alongamento antes ou após o treino para prevenir lesão.
  • O aquecimento sim, é indispensável para preparar músculos, tendões e ligamentos para impactos, cargas, etc.

Por Personal Trainer Jennifer Áquila

NOTA SOBRE O AUTOR:
A personal trainer Jennifer Aquila, CREF 062048-G/SP, é bacharel em Educação Física pela UNESP – Rio Claro. Especializada em Fisiologia do Exercício pelo CEFE – UNIFESP e, em Biomecânica do Exercício pelo CEFIT.