Muitas pessoas pensam que jantar tarde faz mal ou engorda. Por isso, muitas vezes no processo de emagrecimento as pessoas pulam essa refeição.

Elas acham que jantar tarde engorda porque seu metabolismo diminui a noite, fazendo com que as calorias ingeridas sejam armazenadas como gordura. Mas será que isso é mesmo verdade? Continue lendo o post para descobrir.


Índice

Entenda como nosso organismo funciona

Processo de emagrecimento

Jantar tarde faz mal? 

Jantar tarde diminui o metabolismo?

Portanto, jantar tarde engorda?

Comer antes de dormir apresenta benefícios?

O que comer antes de dormir?


Jantar tarde faz mal? Engorda? Mito ou verdade

Entenda como nosso organismo funciona

Nosso organismo funciona conforme um relógio biológico. Ou seja, teoricamente temos horários para fazer determinadas coisas. Como acordar, se alimentar e ir dormir. Isso acontece devido nossa produção hormonal, que varia durante ao longo do dia.

relógio

No período da manhã temos uma produção maior do hormônio do estresse, o cortisol.

Suas principais funções são reduzir a inflamação, manter os níveis de açúcar no sangue, contribuir para a manutenção da pressão arterial e do sistema imunológico.

Já no período na noite, temos a diminuição do cortisol e aumento da melatonina, hormônio que nos ajudará a dormir.

Sendo assim, a medida que vai anoitecendo, o organismo se adapta para colocar nosso corpo em repouso.

Processo de emagrecimento

Para saber se jantar tarde faz mal ou engorda é preciso entender como funciona o processo de emagrecimento, e o que poderia realmente levar a um ganho de peso.

jantar tarde faz mal é um mito

No processo de perda de peso é fundamental que a pessoa faça uma dieta com restrição calórica. Ou seja, é necessário consumir menos calorias do que se gasta em um dia. Assim, a pessoa estará em déficit calórico e conseguirá emagrecer.

Portanto, quando a pessoa engorda é porque consumiu mais calorias do que aquilo que realmente precisávamos.

Também existem outros fatores que podem influenciar no ganho de peso, como fatores hormonais, genéticos, idade e patologias.

Veja também o post sobre Dieta para hipotireoidismo e relação com peso.

Jantar tarde faz mal?

Existem estudos que encontraram aumento na pressão arterial quando comemos a noite. Isso porque quando comemos colocamos nosso organismo em estado de alerta e nossa produção de cortisol aumenta, o que pode elevar a pressão arterial.

Mas não podemos confundir as coisas. O problema está em abusar e fazer grandes refeições antes de se deitar, e não apenas no hábito de jantar tarde.

Portanto, ninguém deve considerar cortar o jantar. Apenas devemos fazer uma mudança no hábito noturno e realizar refeições mais leves e equilibradas.

Jantar tarde engorda?

Evidências atuais não mostram nenhuma razão fisiológica do porquê comer antes de dormir levaria ao ganho de peso.

No entanto, alguns estudos mostram que pessoas que comem antes de dormir são mais propensas a ganhar peso. Porém, isso não tem relação alguma com nosso metabolismo.

Isso acontece porque um lanche não programado na hora de dormir é uma refeição extra e, portanto, calorias extras que te impediriam de continuar em déficit calórico. E não porque seu metabolismo está mais lento e você irá armazenar mais gordura.

Além disso, em dietas para emagrecimento é muito comum que as pessoas façam muitas restrições durante o dia. Isso faz com que fiquem com mais fome a noite e se descontrolem na hora de comer.

Assim, é muito provável que ela exagere no jantar e aumente muito sua ingestão de calorias em relação as suas necessidades diárias.

Esse exagero no jantar geralmente faz com que as pessoas acordem sem fome no café da manha. Pular o café da manhã é um dos hábitos que faz você sentir mais fome durante o dia e chegar esfomeado no jantar novamente.

Este ciclo pode facilmente levar a excessos e ganho de peso, o que destaca a importância de ter uma alimentação saudável e suficiente durante todo o dia.

Portanto, jantar tarde não engorda. O que faz você ganhar peso é comer em excesso no jantar ou fazer uma refeição extra antes de dormir.

Veja este outro artigo para saber como lidar com a fome a noite.

Comer antes de dormir apresenta benefícios?

Muitas pessoas relatam que comer alguma coisa antes de se deitar ajuda a dormir melhor, já que ficam mais satisfeitas e não acordam com fome durante a noite.

Dormir o suficiente é extremamente importante, e a própria privação de sono tem sido associada a excessos e ganho de peso.

Além disso, um jantar equilibrado fará com que você não acorde com tanta fome e evita que você comece o dia comendo muito.

O que comer antes de dormir?

Como já vimos, jantar tarde ou comer algo antes de dormir não faz mal nem engorda. Porém, você deve fazer boa escolhas, assim como no restante do dia. Veja a seguir 4 dicas:

salmão e salada
  1. Evitar doces e comidas excessivamente gordurosas. Exemplos: sorvete, pizza, hambúrguer, chocolate, tortas, bolo, alimentos congelados ultra-processados;
  2. Priorizar carboidratos com baixo índice glicêmico e ricos em fibras. Como por exemplo: grãos integrais, frutas e vegetais;
  3. Proteínas: leite e derivados, carnes, frango, peixe, proteínas vegetais. Elas ajudarão a manter sua massa magra e te deixar satisfeito por mais tempo;
  4. Gorduras boas: adicione azeite de oliva na sua refeição, castanhas ou uma porção de abacate para dar saciedade.

Concluindo…

  • Apesar do nosso organismo funcionar de forma diferente ao longo do dia e da noite, nosso metabolismo não diminui e não existem explicações fisiológicas que jantar tarde faz mal ou engorda.
  • O que engorda é o excesso calórico acumulado de tudo o que foi ingerido durante o dia, e não necessariamente aquilo que você comeu no jantar ou antes de dormir.
  • O mais importante é que você tenha um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação durante todo o dia e prática regular de

Letícia Campanharo – Estagiária de nutrição

Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890

NOTA SOBRE O AUTOR:
A Nutricionista Tainá Carvalho CRN 34.980 é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSP foi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.