Diferente do que comumente as pessoas pensam, o emagrecimento vai muito além da relação entre consumo e gasto calórico. Você sabia que existem alguns exercícios para acelerar o metabolismo?

Quando a pessoa faz uma sessão de treino ela gasta energia. Porém, alguns exercícios são capazes de estimular um gasto calórico maior mesmo nas horas após a sessão de treino.

Neste post você ai entender como funciona o efeito EPOC, como escolher os melhores exercícios para acelerar o metabolismo.


Índice

Exercícios para acelerar o metabolismo: a importância do metabolismo no emagrecimento

Efeito EPOC

Quais atividades potencializam o efeito epoc?

O efeito epoc é o suficiente para promover o emagrecimento?


Exercícios para acelerar o metabolismo: a importância do metabolismo no emagrecimento

Os exercícios aeróbios e resistidos (de força) são ambos importantes, mas o quanto cada um pode auxiliar depende de sua duração e, principalmente, de sua intensidade.

Se pensarmos apenas na quantidade de calorias despendidas durante o treino, estaremos cometendo um erro grave! Pois isso nos leva à, muitas vezes correlacionar que o exercício precisa ter maior duração para que seu gasto calórico seja mais alto.

Por vezes, treinar ao longo de muito tempo é uma razão de desmotivação para quem possui pouco tempo disponível para se exercitar.

Efeito EPOC

Após finalizar a sessão de treinamento, ocorre no nosso organismo o EFEITO EPOC. A tradução da sigla, em inglês, significa excesso de consumo de oxigênio pós-exercício.

Ou seja, após o final da sessão de treino, o metabolismo demora para voltar ao seu nível normal. Dessa forma, para reestabelecer seu equilíbrio, ele gasta mais calorias quando comparado à sua condição antes do treino.

Assim, esse efeito epoc pode durar de, apenas uma hora, até mais de 24 horas! Sua duração depende da atividade realizada.

E a melhor notícia é que, essa maior demanda do metabolismo durante o efeito epoc é de, predominantemente, gordura.

Traduzindo: seu corpo está gastando mais calorias provenientes da gordura, após o treino!

Quais atividades potencializam o efeito epoc?

Atividades intensas, mesmo que de menor duração, tem a capacidade de prolongar o efeito epoc.

Por exemplo, a musculação e o exercício aeróbio intervalado, quando feito em alta intensidade (como por exemplo, o HIIT), são excelentes opções!

Além disso, atividades de intensidade leve e moderada, mesmo quando realizadas por muito mais tempo, não são capazes de ampliar o efeito epoc de maneira tão eficiente.

Se você gosta tanto de corrida (HIIT) e musculação, veja também neste post Como associar corrida e musculação.

O efeito epoc é o suficiente para promover o emagrecimento?

Sozinho, o efeito epoc tem pouca influência! Ele é sim, um importante fator na prescrição do treinamento para uma pessoa que deseja emagrecer.

Porém, apesar de, o gasto calórico do organismo ficar elevado por um longo período após a sessão de treino, esse valor calórico pode não ser o suficiente para promover relevante emagrecimento a curto ou longo prazo.

Consequentemente, a dieta e a prescrição dos treinos precisam estar alinhadas para que todos os fatores importantes para proporcionar o emagrecimento estejam funcionando de forma sincronizada.

Veja também neste outro post Como acelerar o metabolismo através da alimentação.


Por Personal Trainer Jennifer Áquila


NOTA SOBRE O AUTOR:
A personal trainer Jennifer Aquila, CREF 062048-G/SP, é bacharel em Educação Física pela UNESP – Rio Claro. Especializada em Fisiologia do Exercício pelo CEFE – UNIFESP e, em Biomecânica do Exercício pelo CEFIT.