Os carboidratos são considerados vilões do emagrecimento, por conta da mídia e dietas da moda. Muitas pessoas passam a temer as fontes de carboidratos. Mas, quando você souber tudo sobre carboidratos, verá que não é bem assim que funciona.
Os carboidratos são uma parte fundamental da alimentação e trazem muitos benefícios também.
Neste artigo, você verá quais os benefícios dos carboidratos, os diferentes tipos de carboidratos e suas funções no organismo.

Índice

Carboidratos no emagrecimento

Função dos carboidratos

Tudo sobre carboidratos e os diferentes tipos

Concluindo

Carboidratos no emagrecimento

É verdade que reduzir fontes de carboidratos pode ajudar a perder peso. Mas basicamente, ao fazer isso, você acaba reduzindo a ingestão de calorias. O princípio básico para a perda de peso é  consumir menos calorias do que se consome.
Além disso, para pessoas com diabetes e obesidade, o controle no consumo de carboidratos é fundamental. Principalmente, com relação aos carboidratos com alto índice glicêmico que causam um aumento rápido do açúcar do sangue.
macarrão
Vale ressaltar que existem fontes de carboidratos que são mais interessantes em determinados momentos do que em outros.
Os carboidratos com maior quantidade de fibras, por exemplo, normalmente são mais interessantes. Isto por que contribuem com a saciedade, auxiliando no emagrecimento.
Temos um outro artigo bastante útil com os principais mitos e verdades sobre o emagrecimento que pode te ajudar também.

Quanto consumir?

A quantidade que você pode consumir de carboidratos está relacionada com o seu objetivo.

Se você almeja aumentar sua massa muscular, por exemplo, o consumo de carboidratos deve ser mais elevado. Isto para dar aporte de calorias energia para o corpo conseguir construir mais massa muscular com a proteína que também deve ter sua ingestão adequada.

O mesmo vale se você almeja melhorar sua performance em determinado esporte, a ingestão deve estar adequada para dar suporte para que seu corpo possa se recuperar dos treinos.

Agora, se você, por exemplo, quer perder gordura, é interessante fazer uma redução gradual na ingestão dos carboidratos. Isto irá auxiliar na redução da ingestão calórica.

Função dos carboidratos

A função principal dos carboidratos é fornecer energia ao organismo. A maioria dos carboidratos é digerida, transformando-se em glicose, que pode ser usada como energia.
Esta energia é armazenada na forma de glicogênio nos músculos e no fígado para ser utilizado quando necessário.
Os carboidratos, quando em excesso, também podem ser transformados em gordura pelo organismo para armazenar energia para outro momento.
As fibras são exceções, pois elas não fornecem energia diretamente. As fibras são um tipo de carboidrato que não pode ser digerido pelo organismo, mas alimenta as bactérias saudáveis nos intestinos. E isto, por sua vez, gera diversos benefícios de forma indireta por propiciar uma melhor microbiota intestinal.
Quanto mais “saudável” sua microbiota (bactérias presentes naturalmente no intestino) mais benefícios podem ser colhidos.

Tudo sobre carboidratos e os diferentes tipos

Existem diferentes tipos de alimentos fontes de carboidratos, e seus efeitos à saúde também variam.
Os alimentos fontes de carboidratos integrais são naturais ou minimamente processados, preservando as fibras, vitaminas e minerais, presentes naturalmente nos alimentos. São eles por exemplo: as farinhas integrais, cereais como aveia, linhaça, chia, as frutas e os tubérculos como batata inglesa, batata doce, mandioca, mandioquinha.
tudo sobre carboidratos arroz, macarrão, batata
Já os carboidratos refinados são processados ou ultra-processados, geralmente não contém fibras, ou contém uma quantidade mínima de fibras.
Além disso, a indústria pode adicionar mais aditivos no processo de produção para tornar o alimento mais atrativo para o consumo. Alguns por exemplos são: refrigerantes, suco de frutas de caixinha ou em pó, doces, pão branco, massas brancas, arroz branco e outros.
Diversos estudos associaram o consumo de carboidratos refinados com doenças como diabetes e obesidade.
Os carboidratos refinados promovem um pico glicêmico maior no organismo, o que pode gerar fome mais rápido e compulsão por comida. Além de favorecer o acúmulo de gordura quando há um excesso no consumo de calorias durante o dia.
Além do tipo de carboidratos consumido, a mastigação também influencia no controle da saciedade. Saiba como aqui!
Além disso, este tipo de carboidrato perde muitos nutrientes no processamento, muitas vezes oferecendo somente ‘calorias vazias’, ou seja, fornece energia sem fornecer vitaminas, minerais e fibras.
Já os alimentos com carboidratos integrais devem ser estimulados, pois são alimentos com um conteúdo de nutrientes muito rico, são cheios de fibras, vitaminas e minerais que irão auxiliar em diversas funções no organismo.

Concluindo

  • Ao invés de excluir e ‘demonizar’ os alimentos fontes de carboidratos, aprenda a escolher as melhores opções.
  • Lembre-se sempre de consumir em uma quantidade equilibrada, pois em excesso, podem ser prejudiciais.
  • Os carboidratos fornecem energia para o corpo e as fibras auxiliam a microbiota intestinal. Além disso, esta microbiota mais saudável, propicia diversos benefícios para o corpo.
  • De forma geral os carboidratos pouco processados e refinados são as melhores opções por seu maior teor de fibras, vitaminas e minerais.
  • Os carboidratos com maior teor de fibras possuem o benefício de propiciar uma saciedade prolongada em relação a carboidratos com menos fibras.
  • Para quem tem diabetes ou obesidade, por exemplo, é necessário tem um bom controle da quantidade e tipo de carboidrato ingerido.
  • A quantidade que você pode consumir está relacionada com o seu objetivo. Podendo variar desde uma alta ingestão para que você consiga aumentar a massa muscular ou desempenho, até pequenas porções para reduzir a gordura corporal.