Quem pratica atividade física com regularidade está sujeito a alguns problemas se não tomar alguns cuidados. A fascite plantar é um exemplo, principalmente por quem pratica caminha e/ou corrida por repetida força de tração.
Neste artigo você conhecerá mais sobre a fascite plantar, quais são os sintomas, causas e como evitá-la para que não atrapalhe o seu treinamento.
Índice
O que é fascite plantar
Como ela ocorre?
Características
Tratamento
Como se prevenir?
Concluindo
O que é fascite plantar
A fascite plantar é uma inflamação da fáscia do pé, que é uma membrana fibrosa, constituída de colágeno, que fica na sola do pé e percorre, aproximadamente, do calcanhar até os ossinhos dos dedos do pé.
Sua função é ajudar a manter a estabilidade do pé e sustentar o arco longitudinal (toda a parte da sola do pé que desenha a curva que possuímos).
Como ela ocorre?
Durante a caminhada/corrida, essa fáscia recebe repetidamente força de tração.
Quando a frequência e a intensidade do exercício não aumentam de maneira progressiva, pode ocorrer degeneração/microrrupturas que acarretam em inflamação e dor crônica.
A fascite plantar também pode ocorrer por sobrepeso, calçado inadequado, excesso de exercícios de impacto (como por exemplo a corrida), pé plano ou excessivamente cavo.
Se você quer melhorar sua composição corporal e diminuir o percentual de gordura, temos um artigo que pode te ajudar a dar os primeiros passos para conseguir mudar sua composição corporal.
Características
Normalmente a dor é aguda, em pontada, ao se levantar da cama pela manhã. Essa dor melhora durante o dia, mas retorna conforme se aumenta a quantidade de passadas que a pessoa dá.
Quando em estágio muito crônico, a tração dessa fáscia inflamada, que fica presa no osso calcâneo (que fica na parte de trás do pé, no calcanhar) pode resultar na formação do chamado esporão.
Esse esporão é uma formação óssea e, ao fazer o movimento de caminhada, descarregamos o peso do nosso corpo nesse osso calcâneo e, com esse “calo ósseo” a tendência é de causar ainda mais dor.
Tratamento
O tratamento vai depender da fase de inflamação na qual o indivíduo está. Pode ser necessário o uso de medicação anti-inflamatória e até fisioterapia.
O alongamento e o gelo também são muito benéficos e, não pode ser feito mais de uma vez ao dia.
Como se prevenir?
O mais importante para evitar esse tipo de inflamação é não deixar de fortalecer e alongar os pés e panturrilhas.
E sempre que for aumentar os treinos dos exercícios com impacto, é necessário que seja de maneira progressiva.
Temos um artigo que conta várias dicas para você se preparar da melhor forma para começar a correr.
Concluindo
- A prática constante de atividade física pode causar alguns problemas quando alguns cuidados não são tomados.
- A fascite plantar é uma inflamação da fáscia do pé, uma membrana fibrosa na sola do pé
- Pode ocorrer durante a caminha/corrida, principalmente se a frequência e a intensidade progredirem muito rápido.
- O sobrepeso, calçado inadequado e o excesso de exercícios, pé plano ou excessivamente cavo podem causar o problema também.
- Para se prevenir é preciso fortalecer e alongar os pé e panturrilhas e aumentar a intensidade e frequência do treinamento de forma progressiva.
Por Personal Trainer Jennifer Áquila