As vezes parece que você está fazendo tudo certo: comendo bem, treinando na intensidade adequada e descansando o suficiente. Porém, os resultados não chegam pois você está cometendo erros na hora de mudar a composição corporal.
E foi pensando nisto que este post foi feito, para te ajudar a perceber pequenos erros que podem passar despercebidos na sua rotina alimentar. Mas que, a longo prazo ou somando vários erros, irá prejudicar sua dieta.
Então, a seguir você verá os principais erros cometidos e como evitá-los.
Índice
Comer mais ou menos do que você precisa
Meça seus alimentos
Falta de organização
Comer rapidamente
Exagerar no álcool
Beber pouca água
Largar a dieta no final de semana
Falta de consistência na rotina
Concluindo
Erros na hora de mudar a composição corporal
Comer mais ou menos do que você precisa
Está é umas das principais dificuldades em uma dieta que tem como objetivo ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo. A margem de erro na quantidade de alimento consumida é menor em comparação com uma dieta que tem como objetivo só um ou outro.
Para dar um exemplo: se você quer somente ganhar massa muscular e consumir um pouco mais de calorias do que você precisaria, você ainda assim vai ganhar massa muscular. Porém com um pouco mais de gordura.
Se você quer perder gordura e come um pouco a menos do que precisa, você ainda vai perder gordura. E talvez um perderá um pouco mais de massa muscular.
A questão é que em uma dieta que visa os dois objetivos ao mesmo tempo, se você errar na quantidade com frequência, os resultados serão bem pequenos e pouco visíveis.
Pese seus alimentos
Para resolver o problema anterior, busque formas de medir seus alimentos com uma forma padrão.
O método mais preciso é a balança de cozinha, mas nem sempre teremos uma a disposição.
Então saiba utilizar as medidas caseiras, que embora não sejam tão precisas para alguns tipos de alimento e preparações, com o tempo você desenvolve uma noção maior da quantidade que tem que pegar.
Falta de organização
Não organizar sua rotina, seja de treino, alimentação ou trabalho, é normalmente o principal responsável por você não alcançar o seu objetivo! É um dos principais erros na hora de mudar a composição corporal.
Quando você planeja sua alimentação a chance de você errar é muito menor. A chance de você não ter nada saudável para comer diminui. A chance de você não ter comprado a quantidade de comida suficiente para semana diminui. A chance de você pular refeições diminui.
Então reserve um tempinho na semana para se organizar quanto a alimentação da semana.
Nós fizemos um post que pode te ajudar com isso! Um post sobre organização para conseguir mudar a composição corporal. Com diversas dicas para o seu dia a dia.
Comer rapidamente
Se você parar para reparar na velocidade que as pessoas normalmente comem, logo perceberá que a maioria mastiga rapidamente.
Com o ritmo acelerado do dia a dia, é normal você acabar acelerando todas as suas atividades do dia para aproveitar o tempo. E na hora de comer não é diferente.
Entretanto, mastigar pouco o alimento trás alguns prejuízos.
É na boca que a digestão começa. É na boca que possuímos as primeiras enzimas que irão agir sobre o alimento para digeri-lo da melhor forma.
É na boca em que se inicia o processo de trituração do alimento em partes menores. E mastigar bem o alimento facilita a digestão e absorção dos nutrientes. Além disso, evita que você tenha desconfortos gastrointestinais, como gases, azia ou distensão abdominal.
Então, procure perceber se você come rápido ou não. É um dos erros na hora de mudar a composição corporal que é visto com frequência.
Se ver que está acelerado, diminua o ritmo. Evite distrações quando estiver comendo e preste atenção no alimento, mastigue bem e sinta seu sabor.
Exagerar no álcool
O consumo de álcool, frequente no final de semana, é um dos grandes sabotadores de resultados.
Consumir doses moderadas uma vez ou outra não tem problema. Mas quando a quantidade é exagerada, vários malefícios aparecem. Principalmente porque quando se bebe muito normalmente outras ações negativas com relação a dieta também acompanham. Como por exemplo: comer petiscos gordurosos, ficar muito tempo sem comer, dormir pouco, etc.
O excesso de álcool prejudica seus resultados por alguns motivos:
- reduz a formação de proteínas musculares
- fornece calorias vazias, ou seja, sem nutrientes
- causa desidratação
- pode afetar níveis de hormônios importantes para o desenvolvimento do seu físico
Beber pouca água
Apesar da grande maioria das pessoas saberem que é importante consumir água, ainda é negligenciam o seu consumo.
Nosso corpo é formado principalmente por água, e por dia perdemos por volta de 2,5L. Por isso é importante consumir quantidades suficientes. A falta de água no seu corpo irá afetar diversos mecanismos corporais que consequentemente irão afetar seus resultados.
A falta de água pode afetar, por exemplo: suas funções cerebrais, disposição, transporte de nutrientes, e a função renal.
Largar a dieta no final de semana
Talvez este seja o principal problema para muitas pessoas. No final de semana surgem convites para sair, para comer, para fazer atividades diferentes, etc. E nessas ocasiões é comum sair da dieta.
Desta forma, você precisa ficar atento para não exagerar. Fazer uma ou duas refeições livres por semana pode não atrapalhar dependendo do caso. Mas largar a dieta por dois dias é suficiente para estragar todos esforço durante a semana.
Então, procure ponderar sua alimentação no final de semana, evite exageros na alimentação e no álcool como dito anteriormente.
Falta de consistência na rotina
Este é um dos erros na hora de mudar a composição corporal, e está um pouco relacionado com o tópico anterior. Se você quer ter resultados satisfatórios e rápidos, você precisa de consistência na sua rotina.
Ficar escapando da dieta ou treino com frequência só irá atrasar seus resultados.
Perder gordura, e principalmente ganhar massa muscular, demanda tempo de dieta e de treino. Desta forma, quanto mais você errar no treino ou na dieta, mais demorado será para os resultados aparecerem.
É claro que se você está começando agora, pode ser mais difícil fazer tudo certo sempre. Mas com o tempo você se adapta a este novo estilo de vida e cria uma consistência maior com o tempo.
Sua dieta deve sempre estar em sintonia com o treino, saiba mais sobre isso aqui!
Concluindo
- Evitar pequenos erros na hora de mudar a composição corporal pode fazer uma grande diferença a longo prazo
- Tenha cuidado com a quantidade de alimento que você precisa. Desta forma, busque a melhor forma de quantificar o peso do alimento para você
- Organize sua rotina de dieta. Assim você irá evitar cometer diversos outros erros na alimentação, como por exemplo: ficar sem comer ou comer comer alimentos calóricos.
- Preste atenção à mastigação. Mastigar bem os alimentos melhora a absorção dos nutrientes.
- Se for consumir álcool, faça com moderação e esporadicamente.
- Beba água suficiente para manter todas suas funções corporais funcionando adequadamente.
- Evite largar completamente a dieta no final de semana. Isso pode prejudicar os esforços da semana inteira.
- E um dos principais erros na hora de mudar a composição corporal é a falta de consistência na rotina alimentar e de treino. Portanto, é preciso ter paciência e dar tempo para que os resultados apareçam.
Caio Fernandes – Estagiário de nutrição
Revisado por Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890