A gordura da região abdominal é uma das que mais incomoda, principalmente as mulheres! Muitas começam a fazer abdominais com intuito de queimar gordura da barriga. Mas será que abdominal seca barriga?
Abdominal seca barriga?
Os abdominais são exercícios específicos para o fortalecimento dos músculos da região do core. O core são os músculos localizados na parte inferior do tronco, principalmente na região da barriga e lombar. Estes músculos são responsáveis por sustentar e estabilizar a coluna.
Apenas o gasto calórico das abdominais, por si só, não é suficiente para queimar a gordura dessa região do corpo. Então, respondendo a pergunta, se abdominal seca barriga, a resposta é não! Os exercícios abdominais não irão fazer com que a camada de gordura, ou os famosos pneuzinhos, desapareçam. Isso porquê mesmo que a musculatura esteja bem fortalecida, ela fica por baixo dessa capa de gordura. Em alguns casos, a gordura está entre os órgãos abdominais, sendo então chamada de gordura visceral.
É possível “queimar” apenas a gordura localizada no abdominal?
Não é possível escolher de onde nosso corpo vai queimar gorduras para produzir energia.
Quando o organismo precisa de energia para alguma atividade, ele busca por locais onde essa produção e liberação de energia será mais rápida e fácil. Isso, é determinado por predisposição genética. Da mesma maneira, quando o corpo quer estocar energia, ele armazena-a em forma de gordura em lugares específicos.
Já percebeu que alguns homens têm os braços e pernas magros e apenas a barriga é grande e protuberante? E que algumas mulheres possuem uma cintura fina e magra, porém possuem grande acúmulo de gordura no quadril e coxas? Isso deve-se à predisposição genética masculina para o estoque de gordura na região abdominal e, da feminina, nas regiões do quadril, coxas e glúteos. No entanto, isso não é uma regra.
Como fazer para diminuir a gordura abdominal?
Vimos que não é possível focar somente no uso da gordura localizada do abdômen para produzir energia. No entanto, ao fazermos exercícios que demandem um alto gasto calórico, como as atividades aeróbias (Ex.: correr, pedalar, nadar), o organismo vai precisar “queimar” gordura de algum lugar para permitir que a pessoa consiga se exercitar. E neste caso, um desses locais, provavelmente será o abdômen.
O uso da gordura localizada para produzir energia para o organismo depende de dois fatores: o quanto de energia será necessária para o exercício e, o quanto de calorias a pessoa está ingerindo por dia. Se o exercício tiver uma duração muito curta e/ou pouco intensa (como por exemplo, correr por 15 minutos em uma velocidade baixa), talvez a atividade não gere uma demanda energética tão alta.
Também não será a solução fazer uma aula super intensa de spinning se o consumo calórico ao longo do dia for alto. Mesmo gastando muita energia treinando, não adianta compensar com o consumo exagerado de calorias pela alimentação depois. Isso não vai gerar perda de gordura! Para perder gordura, o consumo de calorias SEMPRE tem de ser mais baixo que o gasto dessas calorias para que o corpo necessite queimar gorduras do corpo para produzir energia.
Então não preciso fazer abdominais?
Precisa e deve! Com a musculatura mais fortalecida, há maior chance dessa musculatura sustentar melhor a gordura que existe no local, dando uma aparência estética mais bonita. Além do fato de que, o fortalecimento muscular irá fazer com que a postura fique mais adequada. Algumas pessoas podem até achar que têm uma barriguinha, mas na realidade, é a má postura por conta da fraqueza muscular que causa um abdômen protuso.
Portanto os exercícios abdominais são importantes tanto para a estética quanto para a saúde da postura!
Já que os abdominais são tão importantes, posso fazer todos os dias?
Não! Assim como todos os músculos do corpo, ele também precisa de repouso. E o excesso também pode fazer mal para a postura. A quantidade de exercícios abdominais tem de ser equilibrada com a quantidade de exercícios para todo o core. Caso contrário, pode-se até, causar problemas na coluna!
Resumindo:
Abdominal seca barriga? Não! Para perder gordura é preciso gastar energia pelo exercícios e reduzir o consumo calórico da alimentação. Além disso, alguns exercícios como os aeróbios, são mais eficientes na perda de gordura corporal do que exercícios de fortalecimento.
A quantidade calórica ingerida é de extrema importância para que exista um déficit entre o que foi ingerido e o quanto de energia foi consumida pelo corpo.
A intenção é que seja necessário utilizar a gordura localizada para produzir energia, para isso, deve-se ingerir menos calorias do que o corpo precisa gastar.
O ideal é adequar a dieta e buscar um profissional para indicar o quanto de aeróbio e o quanto de exercícios de fortalecimento são necessários para se atingir a “queima” de gordura localizada para o abdômen desejado.
Por Jennifer Áquila Personal Trainner
Clínica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho