Existem vários tipos de exercício para ganhar massa muscular. Na realidade, todo e qualquer exercício que exigir do corpo um esforço além do qual ele está acostumado, irá acarretar em mudanças.
Funciona da seguinte maneira: o organismo do ser humano vive em um estado dinâmico de equilíbrio. Quando um estímulo externo o desloca desse equilíbrio, o corpo entende que precisa se ajustar à esse novo padrão e toma medidas para reorganizar-se.
Essa reorganização, no caso de exercícios físicos, resulta em melhora da capacidade cardiorrespiratória, aumento da flexibilidade e ganho de massa muscular.
Qual o melhor tipo de exercício para ganhar massa muscular?
O exercício que gera maior necessidade de adaptação para o ganho de massa muscular é a musculação.
A sobrecarga que os exercícios causam na musculatura, causa microlesões, fazendo com que o corpo readapte-se para suportar as cargas que são impostas. Isso faz com que a musculatura se recupere de duas maneiras diferentes. A primeira adaptação é a hipertrofia, que é o aumento do tamanho da fibra muscular. Outra maneira de recuperação muscular é a hiperplasia, que é o aumento do número de fibras musculares (estudos dizem que é menos comum).
Cuidados no treino de ganho de massa muscular
A microlesão no músculo em resposta ao treino de musculação é imprescíndivel para o ganho de massa muscular. Mas caso a periodização do treino não seja adequada, ela pode se tornar uma macrolesão. Isso pode acarretar em necessidade de cuidados médicos, pois a capacidade do nosso corpo reorganizar-se para retornar ao equilíbrio é limitada. O organismo começa a se recuperar das microlesões logo após acabar o treino.
A periodização do treinamento vai permitir que a musculatura seja submetida à sobrecarga adequada e tenha o repouso necessário depois. É no descanso que o músculo se recupera. Ele precisa que o indivíduo alimente-se bem e durma o suficiente.
No geral, o organismo demora em torno de 60 dias para se adaptar à um determinado treino. Depois desse período, é necessário que novos estímulos sejam proporcionados. Isso é possível na musculação com uma adequada periodização, que exige algumas mudanças:
- nos exercícios que devem ser executados
- no número de séries
- no número de repetições
- no intervalo de descanso entre as séries e entre as sessões de treino
Concluindo…
Existem vários tipos de exercício para ganhar massa muscular. O exercício que gera maior necessidade de adaptação para o ganho de massa muscular é a musculação.
A combinação de todas variáveis na periodização do treino afetará o equilíbrio do organismo causando as microlesões. Além disso também ocorre diminuição das reservas energéticas, acúmulo de metabólitos e outras alterações fisiológicas. Todas estas alterações no organismo fazem surgir a necessidade de reorganização. O que vai transformar o organismo apto a suportar as novas exigências, neste caso, causando o ganho de massa muscular.