O Cuscuz Marroquino é uma opção para variar com o arroz de maneira saudável e fácil. Diferente do cuscuz conhecido aqui no Brasil feito de milho, o cuscuz marroquino é feito de sêmola de trigo. Esse ingrediente é bastante nutritivo pois contém além de carboidratos e proteínas, vitaminas, minerais, e fibras. Conheça alguns benefícios do cuscuz marroquino:

  • Fonte de fibras: Manter uma alimentação rica em fibras, é fundamental para o bom funcionamento intestinal. E ainda ajuda no processo de emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade, evitando a ingestão de alimentos fora de hora.
  • Fonte de selênio: Esse mineral tem função antioxidante, prevenindo os efeitos nocivos dos radicais livres para nossa saúde, como o envelhecimento precoce, e o aparecimento de doenças como câncer.
  • Fonte de potássio: O potássio é fundamental para o funcionamento adequado de todas as células, principalmente para a contração muscular.
  • Fonte de vitaminas: A sêmola de trigo é rica em Vitamina B1 e vitamina A. Vale destacar que a vitamina A assim como o selênio tem ação antioxidante e ainda ajuda na regeneração celular, melhorando o aspecto da pele, unhas e cabelo.

Além disso, o cuscuz marroquino apresenta índice glicêmico moderado. O índice glicêmico determina o tempo que um carboidrato leva para ser convertido em açúcar no nosso organismo. Quando mais alto for esse índice maior será o acumulo de gordura corporal. Por isso, para perder peso deve-se priorizar a ingestão de carboidratos de baixo e médio com índice glicêmico.

Muitos clientes se queixam durante a consulta, por ter dificuldade em incluir vegetais na alimentação. Alguns não gostam muito do sabor e outros afirmam enjoar das preparações. Essa receita de cuscuz marroquino é uma deliciosa forma de incluir vegetais nas principais refeições, de forma prática e saborosa. Não se limite aos vegetais citados na receita, use sua imaginação e substitua pelos de sua preferência.

Confira a receita!

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de água;
  • ½ xícara de chá de cuscuz marroquino;
  • ¼ xícara de chá de salsinha (picada);
  • ½ xícara de chá de cenoura (ralada);
  • Raspas de 1 Limão;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo

1-Ferva a água com sal e pimenta do reino;

2- Desligue o fogo e adicione o cuscuz marroquino, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos;

3- Tire a tampa, adicione a salsinha, cenoura, raspas de limão e misture bem;

4- Se necessário corrija o sal e pimenta do reino.

Nota da receita:

Pode variar os vegetais, de acordo com sua preferencia.

Clinica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho