Você sabia que manter uma boa qualidade de sono é um fator indispensável para quem precisa emagrecer? Assim, pode ser tão importante como uma dieta adequada e a prática de exercícios. E é por isso que você pode já ter escutado falar que é possível emagrecer dormindo.
Dormir bem favorece a liberação de hormônios, auxilia a metabolização dos alimentos e ajuda no controle alimentar.
Neste artigo você vai entender tudo que o uma boa ou má noite de sono pode lhe propiciar. E além disso, confira formas de ter uma noite bem dormida.
Índice
Emagrecer dormindo? Como?
Qual o tempo ideal de sono?
Como melhorar a qualidade do seu sono
Tenha uma rotina
Evite substâncias e exercícios muito estimulantes
Evite eletrônicos na hora de dormir
Ambiente
Remédios
Concluindo
Emagrecer dormindo? Como?
Durante o ciclo do sono ocorre a liberação de hormônios específicos que fazem parte da fisiologia normal do corpo. Um sono com baixa qualidade pode aumentar seu apetite. Então, quando há privação de horas de sono, ocorrem alterações nos hormônios que regulam o apetite, e a fome aumenta.
A privação do sono pode reduzir os níveis de testosterona do corpo, desta forma, afetando sua massa muscular por exemplo. Privação das horas de sono está associada ao ganho de peso e um aumento no consumo de calorias (principalmente gorduras e carboidratos).
Seu autocontrole e suas tomadas de decisão podem ser prejudicados pela falta de sono, portanto dormir bem ajuda a tomar melhores decisões alimentares.
Uma boa noite de sono pode ajudar manter seu metabolismo regulado. Além disso, também previne o desenvolvimento da resistência à insulina, um hormônio relacionado a diabetes e ganho de peso quando está em mal funcionamento.
Não dormir o suficiente pode te deixar mais desmotivado e cansado, assim prejudicando a prática de atividade física.
- Ao realizar uma dieta hipocalórica para perda de peso, dormir bem é muito importante. Pois, sono irregular nessa situação provoca uma maior perda de peso vindo de sua massa muscular no lugar de gordura. E perder músculo durante o emagrecimento não é interessante.
Portanto, como você pode observar, diversos fatores, diretos e indiretos, podem te ajudar a emagrecer dormindo!
Qual o tempo ideal de sono?
Os problemas de sono aumentaram na população em geral, e a princípio o maior acesso às tecnologias contribui para este quadro.
É fundamental reconhecer o papel do sono para a saúde e para o emagrecimento, pois melhorando o seu sono você poderá ter mais sucesso no processo de perda de peso.
O tempo ideal de horas de sono varia entre as pessoas. Afinal, existem pessoas que se sentem bem dormindo entre 5 ou 6 horas, já outras precisam de 8 a 9 horas por noite para ter disposição. Além disso, é relevante destacar que com a idade a necessidade de horas de sono diminui.
Então, para saber quantas horas de sono são recomendadas, especialistas sugerem um teste simples, durma uma boa noite de sono sem despertador, se você não sentir sono ao longo do dia, provavelmente esta será a quantidade de horas de sono indicada para você.
Como melhorar a qualidade do seu sono
Tenha uma rotina
Procure deitar-se sempre na mesma hora. Pois ir dormir e acordar sempre em horários diferentes desregula o seu relógio biológico do organismo.
Procure estabelecer hábitos relaxantes antes de dormir, como ouvir música e ler por exemplo. Qualquer atividade que diminua seu ritmo. Sempre em horários semelhantes para que seu corpo crie esta rotina e você consiga pegar no sono mais facilmente.
Evite substâncias e exercícios muito estimulantes
Algumas substâncias consumidas próximas ao horário de dormir podem prejudicar muito sua noite de sono. Exemplos são: cafeína, álcool e cigarro. Já o consumo de alguns chás possui efeito calmante que pode auxiliar a pegar no sono.
De preferência aos chás calmantes, evite por exemplo o chá verde e de hibisco. Ambos podem ajudar no emagrecimento mas possuem cafeína e propriedades diuréticas. Não sendo uma boa opção antes de dormir.
Assim como não é interessante comer grandes quantidade de alimentos antes de dormir, não ingira grandes quantidades de líquidos pois o fara despertar durante a noite para ir ao banheiro. Interrompendo seu ciclo de sono.
Evite praticar exercícios intensos antes de dormir, pois após esta sessão de treino você pode ficar mais agitado.
Evite eletrônicos na hora de dormir
Desligue a televisão, o computador e o celular quando estiver se preparando para dormir. A luz clara da tela destes aparelhos prejudica a formação do hormônio melatonina pelo corpo. Ele exerce papel importante na regulação do seu sono.
A melatonina também interage com outros hormônios aumentando a secreção do hormônio do crescimento e da leptina, que controla o apetite
Ambiente confortável
Assim como a luz dos eletrônicos prejudica a liberação de melatonina, ambientes claros também. Por isso procure deixar seu quarto escuro para dormir. Outros fatores ambientais que também podem prejudicar a qualidade do sono são: barulhos externos e temperaturas elevadas. Procure formas de controlar estes outros fatores.
Remédios
Muitas pessoas recorrem a remédios para conseguir dormir, e muitos passam a tomar estas medicações por conta própria.
É preciso ter muito cuidado, pois muitos medicamentos causam dependência e tolerância.
Concluindo
- Noites mal dormidas prejudicam a forma como o corpo processa os alimentos.
- Emagrecer dormindo esta relacionado a liberação de diversos hormônios durante o sono.
- Dormir bem é tão importante quando a prática de exercícios e uma boa alimentação.
- A falta de sono aumenta o apetite por comidas calóricas e atrapalha na sua tomada de decisão.
- Noites bem dormidas favorecem a produção de hormônios e manutenção do metabolismo.
- A quantidade de horas dormidas que cada um precisa varia.
- Algumas medidas podem ser praticadas para melhorar a qualidade de seu sono.
- Crie uma rotina relaxante para ser feita sempre antes de dormir.
- Evite substâncias e atividades muito estimulantes a noite.
- Tenha um ambiente escuro, silencioso e com temperatura agradável para dormir.
- Só utilize remédios para dormir sob orientação de um médico.
Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890 Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890 NOTA SOBRE A AUTORA: A Nutricionista Tainá Carvalho é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSPfoi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.