A falta de motivação nos exercícios é um dos fatores que interfere na adesão à prática de exercícios no Brasil. Cerca de 47% dos brasileiros são sedentários!
Leia nesse post 6 dicas valiosas para mudar a sua realidade e te fazer entender que exercício físico não é uma punição!
Como ter motivação nos exercícios e transformar em algo prazeroso?
1. Faça uma atividade divertida
2. Tenha um parceiro de treino
3. Encontre algo que sinta prazer em praticar
4. Controle seus pensamentos e o ambiente, antes mesmo de começar a treinar
5. Inclua os exercícios físicos na sua rotina e tenha motivação nos exercícios
6. Reconheça os benefícios em seu corpo e vida
Como ter motivação nos exercícios e transformar em algo prazeroso?
No Brasil, a adesão ao exercício físico é baixíssima. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários!
Infelizmente ainda não existe em nosso país a cultura e a consciência de que fazer atividade física é tão importante para a saúde quanto alimentar-se e dormir!
Se você faz parte do grupo de inativos, veja as dicas abaixo para mudar a sua realidade e te fazer entender que exercício físico não é uma punição!
1. Faça uma atividade divertida
Não é só porque agora você é adulto que só pode frequentar a academia! Após certa idade, para muitas pessoas o exercício remete apenas musculação e esteira!
Se você gostava de alguma modalidade esportiva na infância, por quê não praticá-la agora? Futebol, natação, capoeira, balé, vôlei, judô…
Não é porque seu médico disse que você deve fazer exercícios que não possa ser divertido e prazeroso!
Sim, é mais fácil encontrar academias básicas do que locais para práticas esportivas mais específicas, mas nada que a internet não possa te ajudar!
2. Tenha um parceiro de treino
Ter e dar apoio a alguém quando se precisa de ajuda ou um empurrãozinho é importante em qualquer aspecto de nossas vidas e, não seria diferente para a prática de exercícios.
Ter alguém para dividir a responsabilidade de não faltar nos treinos (e até reclamar e “sofrer” juntos) também pode ser uma maneira de se divertir.
O ser humano gosta de se sentir parte de um grupo, portanto é muito mais fácil envolver-se em uma atividade quando temos junto outras pessoas que passam pela mesma realidade, pois isso cria uma rede de apoio.
Participar de um grupo nas redes sociais onde você pode encorajar e ser encorajado para não faltar aos treinos, frequentemente funciona!
Felizmente, isso também se aplica quando se compartilha o comprometimento de se exercitar com apenas mais uma pessoa!
3. Encontre algo que sinta prazer em praticar
Provavelmente você já ouviu dizer que exercícios físicos produzem no nosso corpo substâncias que nos trazem bem estar!
Porém, se você está praticando uma modalidade que detesta, não há endorfina que vá te fazer mudar de ideia, então busque uma modalidade que te faça sentir bem, sem depender dos hormônios que seu corpo irá produzir!
O prazer precisa começar na sua mente! Se você disser que nenhum exercício te dá prazer, é porque ainda não experimentou muitas modalidades diferentes!
4. Controle seus pensamentos e o ambiente, antes mesmo de começar a treinar
Não vá ao seu treino com ódio no coração! Tenha uma mentalidade positiva! Prepare-se para que o percurso seja o mais agradável possível!
Vá ouvindo uma música que gosta, esteja adequadamente alimentado (afinal, tudo fica ruim quando estamos com fome!) e lembre-se que, esse é um momento só seu, de cuidar da sua saúde, corpo e mente!
Seja grato por ter condição física de movimentar seu corpo e, poder desfrutar de um tempinho para seu próprio bem (isso não é egoísmo, chama-se amor próprio!)
5. Inclua os exercícios físicos na sua rotina e tenha motivação nos exercícios
Sua sessão de treino precisa ser um compromisso, tanto como estudar e trabalhar. Da mesma maneira que nem sempre estamos muito dispostos a realizar essas obrigações, a disciplina nos ajuda a não deixá-las de lado.
Isso porque elas já fazem parte da rotina. E felizmente, nosso cérebro gosta de rotina!
Então após um período de adaptação, no qual você “obriga” o seu corpo a se exercitar, seu organismo entende que isso já faz parte do seu dia a dia e, será muito mais fácil não burlar seus treinos, pois seu corpo vai sentir falta caso você não vá!
Leia também: Treino em casa para emagrecer
6. Reconheça os benefícios em seu corpo e vida
Observe os benefícios que sua prática esportiva te proporciona. Você se sentirá menos cansado. Irá adquirir habilidades que nunca imaginou que teria.
O estresse e ansiedade ficam sob maior controle. A concentração melhora. Você evitará desenvolver muitas doenças. E até mesmo, por quê não, mudanças estéticas em seu corpo.
Leia também: Caminhada para emagrecer?
Concluindo
De maneira geral, são só pontos positivos para sua saúde! Desafie-se a quebrar a barreira do preconceito, experimente diversas modalidades esportivas, e encontre uma para chamar de sua!
Por Personal Trainer Jennifer Áquila
NOTA SOBRE O AUTOR:
A personal trainer Jennifer Áquila, CREF 062048-G/SP, é bacharel em Educação Física pela UNESP – Rio Claro. Especializada em Fisiologia do Exercício pelo CEFE – UNIFESP e, em Biomecânica do Exercício pelo CEFIT.